Conta de água na cidade de Manaus está 10,69% mais cara

A tarifa de água e esgoto terá reajuste de 10,69% nas contas emitidas a partir do dia 16 de janeiro. A alta foi anunciada em comunicado da Manaus Ambiental, tendo como base a variação de 12 meses do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas, referente a dezembro de 2014 e novembro de 2015.

Em dezembro de 2015, a concessionária foi beneficiada por decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que permitiu a redução de tributo estadual para diminuir os seus custos.

No comunicado, a Manaus Ambiental diz que torna público a todos os seus clientes, com fundamento na Cláusula 9.8 do Contrato de Concessão celebrado com o Município de Manaus e com fundamento nos itens 9.4, 9.4.2 e 9.5, do mesmo instrumento, que a partir do dia 16 de janeiro de 2016, as tarifas praticadas sofrerão correção anual de 10,69% (dez vírgula sessenta e nove pontos percentuais), referente ao IGPM/FGV do período, a teor do que dispõe o Contrato de Concessão.

Em 2014, a tarifa  sofreu acréscimo de 3,66% e, em 2014, a companhia reajustou o preço dos serviços de água e esgoto em 5,52%, também acompanhando a variação acumulada do IGP-M no período de 12 meses.

 

Fonte: Voxifm
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »