saneamento basico

Copasa reverte lucro e tem prejuízo de R$ 40,768 milhões no 4º trimestre

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) registrou prejuízo líquido de R$ 40,768 milhões no quarto trimestre de 2015, revertendo o lucro de R$ 21,542 milhões anotado em igual período de 2014. No ano, a Copasa teve prejuízo de R$ 11,592 milhões frente ao lucro de R$ 318,141 milhões de 2014.

Já o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, calculado pela adição ao Ebitda das despesas extraordinárias não recorrentes, somou R$ 305,515 milhões de outubro a dezembro, crescimento de 41,5%. A margem Ebitda ajustada ficou em 32,1% ante 26,2% do último trimestre do ano anterior.

Em 2015, o Ebitda ajustado foi de R$ 1,03 bilhão, queda de 5,4% frente a 2014. Segundo a empresa, a diminuição é decorrente dos efeitos da escassez hídrica que afetou a região Sudeste do País, em razão de redução do consumo, e pelo crescimento de custos não gerenciáveis no curto prazo. A margem Ebitda ajustada atingiu 30,3% em 2015 ante 33,4% do ano anterior.

A receita líquida de água e esgoto totalizou R$ 863,963 milhões no quarto trimestre, alta de 10,2%. No ano, a cifra foi de R$ 3,144 bilhões, pequena elevação de 0,4%.

O resultado financeiro foi negativo em R$ 50,448 milhões no quarto trimestre, valor 0,4% inferior aos R$ 50,632 milhões também negativos de igual intervalo de 2014. No ano, foi uma despesa financeira líquida de R$ 343,070 milhões, valor 83,6% maior do que a despesa de R$ 186,810 milhões do ano anterior.

Fonte: Isto é Dinheiro
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

A Polpel, única empresa no Brasil especializada na reciclagem de liners — o papel revestido de silicone que sobra após colar figurinhas. Projeta processar duas toneladas do material durante a Copa do Mundo de 2026, volume quase dez vezes superior às 230 quilos registrados na edição de 2022. O salto reflete a adesão de grandes companhias, como a Natura (NATU3), e uma campanha viral nas redes sociais que mobilizou pessoas físicas a enviarem os resíduos diretamente para a recicladora, localizada em Guarulhos (SP).

Leia mais »