saneamento basico

Corsan romperá contrato com empresa em Santa Maria

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vai romper o contrato com a Sul Cava, empresa responsável pela obra da rede de esgoto no bairro Camobi em Santa Maria. O superintendente da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein, afirma que estará na próxima quinta-feira (16) em encontro com a direção da companhia em Porto Alegre para buscar detalhes.

“Pelo atraso e pelos problemas que nós enfrentamos com essa obra junto à empresa Sul Cava, nós estamos com um processo de rescisão de contrato e de aplicaçao de algumas sanções em andamento. O indicativo, a partir de uma conversa prévia junto da direção, é que o processo de rescisão do contrará será concluído”, conta.

A companhia sinaliza que a obra foi abandonada pela Sul Cava. Os serviços foram suspensos no fim de outubro de 2014. A empresa alega que era necessária a liberação de aditivo financeiro para dar continuidade aos serviços. A Corsan entende que o aditivo não era necessário. Deverá ser aplicada uma multa de R$ 725 mil a Sul Cava. Ela era responsável por um trabalho de escavação ao custo de 14,5 milhões. A Corsan já está nos acertos finais do termo de referência para a contratação de uma nova empresa.

Antes prevista para ser concluída em 2015, agora a previsão de entrega é 2016. Dos 77 quilômetros da obra, 12 foram feitos desde início da obra em 2013. O valor inicial era de R$ 36 milhões, que deverá ser atualizado. O índice de reajuste varia de 5% a 6%.

Concluída, pelo menos 26 mil pessoas serão beneficiadas e Santa Maria passará a ter um índice acima de 80% de cobertura de esgoto.

Últimas Notícias:
Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

A Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) assinou, na quinta-feira (16 de julho), o termo de autorização para o início imediato das obras da Dessal do Ceará. A usina será a maior planta de dessalinização do país. Terá capacidade projetada de 1 metro cúbico por segundo, o equivalente a mil litros de água dessalinizada por segundo.

Leia mais »
ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoverá, a partir de 22 de julho, um ciclo de oficinas voltado à implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico. A iniciativa tem como objetivo orientar as entidades reguladoras infranacionais (ERIs) sobre as mudanças introduzidas pela reforma tributária e seus impactos na regulação dos serviços.

Leia mais »
Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Há um dado que merece nossa profunda reflexão: o Brasil recicla apenas 2,2% dos resíduos sólidos urbanos que produz. Menos de 3% de tudo o que consumimos e descartamos retorna à cadeia produtiva. O número impressiona e revela quanto o país ainda desperdiça uma oportunidade de gerar emprego, renda, reduzir gastos públicos e preservar o meio ambiente.

Leia mais »