saneamento basico

Crise da Água: Comitê convocará Sabesp

Na primeira semana de julho, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, presidido pelo prefeito de Embu das Artes, Francisco Brito, o Chico (PT), convocará os técnicos da Companhia de Abastecimento do Estado de São Paulo (Sabesp) para falarem sobre a atual crise da água e os níveis preocupantes do Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), formado por cinco barragens que apresentam, todos os dias, volume cada vez mais reduzido.

Ontem, segundo o site da própria Sabesp, o Spat estava operando com 30,2% de sua capacidade, 0,2% a menos do que anteontem; 5,4% a menos do que há um mês e espantosos 33,1% a menos do que há um ano. Pelo que vem apurando a reportagem de O Diário, os reservatórios de Biritiba Mirim e do Rio Jundiaí são os mais prejudicados, até agora. Ponte Nova e Paraitinga, em Salesópolis, também apresentam situação difícil e a represa de Taiaçupeba, de onde acontece a captação da água pela Sabesp, tem nítido volume reduzido. A pouca água chegou a transformar a paisagem desses locais que mais parecem pântanos do que reservatórios.

“Essa crise do Sistema Cantareira tem a ver com a estiagem e, principalmente, com as obras que deixaram de ser feitas durante os anos. Escassez de água é uma coisa, crise hídrica é outra, é falta de planejamento. O problema é que o Governo do Estado está sacrificando o Sistema Produtor Alto Tietê por causa do Cantareira, assim como Guarapiranga e não temos perspectivas do Cantareira se recuperar. Portanto, é uma questão de tempo para que o Spat fique em situação bastante crítica”, alertou Brito.

Ele destacou que, conforme já adiantou a Sabesp, o volume morto do Sistema Cantareira acabará em outubro, o que deve prejudicar ainda mais as barragens do Alto Tietê. “Vai ser um sacrifício maior ainda. Estamos vendo que o Spat está baixando em ritmo acelerado porque a Sabesp está usando a água dessas represas para suprir o abastecimento de regiões da Grande São Paulo que antes eram abastecidas pelo Cantareira”, lembrou Chico.

No entanto, de acordo com ele, “o Governo sempre nega que existem problemas no Spat nas demais barragens. “Mas estamos vendo, com nossos próprios olhos, que não é verdade. Falta transparência e sinceridade. Eles negavam que havia problemas com o Cantareira e olha no que deu, chegou ao fundo do poço. Estão negando por uma questão eleitoreira, mas não se pode brincar com os recursos hídricos, essenciais à vida. É isso que vamos cobrar durante a reunião do Comitê com o pessoal da Sabesp”, salientou o presidente.

Fonte e Agradecimentos: O Diário
Veja Mais: http://www.odiariodemogi.inf.br/cidades/cidades/23665-crise-da-agua-comite-convocara-sabesp.html

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »