saneamento basico

Deso participa de debate nacional sobre saneamento

O diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Antônio Sérgio Ferrari Vargas, participa nestes dias 28 e 29 de novembro da 3ª Assembleia Extraordinária da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), realizada em Campo Grande. O encontro reúne representantes de companhias de 18 estados que debatem assuntos relacionados ao saneamento brasileiro, como a elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e a desoneração do Pis/Cofins.

O foco da reunião é a discussão das câmaras técnicas que tem crescido ao longo do ano com a participação e integração de informações entre as empresas. Este intercâmbio é muito positivo e auxilia o conhecimento”, explica Sérgio Ferrari, ao revelar que os debates são necessários para que sejam identificadas possibilidades de direcionamentos na gestão do saneamento no país. Por isso, durante os dois dias de assembleia são discutidos diversas questões que precisam da relação das empresas para que o setor possa avançar.

Entre as pautas está a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que deve ser entregue até o dia 31 dezembro. “Caso esse plano não seja entregue, os municípios não terão acesso a recursos para o saneamento, enquanto até este momento o Governo Federal, com toda sua estrutura, ainda não conseguiu editar o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab)”, explicou o presidente da Aesbe, José Carlos Barbosa.

Durante a reunião da Aesbe, os representantes das empresas também discutiram sobre os caminhos que estão sendo tomados na batalha para desoneração do Pis/Cofins junto ao Governo Federal. O objetivo do setor é conseguir a isenção dos tributos para poder elevar a capacidade de investimentos e melhorar cada vez mais a execução dos serviços para a população.

As reuniões da Aesbe acontecem uma vez a cada trimestre ou de forma extraordinária, quando há algum assunto mais urgente ou relevante a ser tratado. A 3ª Assembleia Extraordinária segue até amanhã no Hotel Grand Park, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Fonte:FaxAju
Veja mais: http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=174654

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »