saneamento basico

Desperdício de água preocupa Codau

Consumo de água por pessoa está acima da média nacional. Mudanças de hábitos são incentivadas, com atitudes simples.

O Dia Mundial da água, comemorado nesta terça-feira (22), levanta discussões em relação ao desperdício e consumo de água. Em Uberaba, o gasto médio de água por pessoa está acima da média nacional, segundo informações do Centro Operacional de Abastecimento e Saneamento de Uberaba (Codau). Para que o número seja reduzido e atinja a média nacional, é necessário que a população tenha algumas mudanças de hábitos.

Para isso, o Codau desenvolveu projetos para incentivá-las. “A gente se preocupa, porque nós precisamos aprender a fazer uso racional, mudar de atitude, precisamos acostumar a economizar. Nós observamos, em Uberaba, os trabalhos que a gente tem feito nas escolas, com os alunos, que houve uma queda no desperdício. Estamos aprendendo e nos educando, mas a média ainda é muito alta”, explicou a coordenadora de Programas Ambientais do Codau, Ivone Borges.

De acordo com a coordenadora, o consumo médio de água por pessoa, em Uberaba, chega a ser de 220 litros diariamente, enquanto a média nacional é de 187 litros por pessoa/dia. Mesmo com as diversas campanhas que incentivam a economia de água, alguns hábitos são difíceis de serem evitados, segundo a coordenadora. A cada seis segundos de descarga, por exemplo, cerca de 14 litros de água vão embora. Por isso, a orientação do Codau, é de apertar o tempo necessário.

Segundo o Codau, além da dar descarga necessária, outras mudanças de hábitos podem fazer a diferença. O hábito de esfregar a roupa com a torneira fechada ajuda a economizar quase 300 litros de água a cada 15 minutos; ensaboar a louça com a torneira fechada gera uma economia média de mais de 200 litros por lavagem; tomar banhos rápidos e fechar a torneira ao se ensaboar, também ajuda e garante até 162 litros no fim do mês.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/TV Integração

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »