saneamento basico

Construção de nova estação vai desativar ETE Cruzeiro do Sul em Aparecida de Goiânia

A Estação de Tratamento de Esgoto Cruzeiro do Sul, no Jardim Maria Inês, em Aparecida de Goiânia, está sendo desativada devido à construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto Santo Antônio, que irá beneficiar mais de 150 mil habitantes daquela região.

“Depois de servir bem à população nessas três décadas de funcionamento, a ETE Cruzeiro do Sul está sendo desativada. Os efluentes já estão sendo desviados para a nova estação, que conta com o que há de melhor em tecnologia no tratamento de esgoto”, afirmou o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, que esteve no local no fim do mês de abril.

A transferência do esgotamento sanitário é a primeira etapa do processo de desativação. Nesta primeira parte, o fluxo de esgoto que, até então, era recebido pela estação foi desviado para a ETE Santo Antônio, no Setor Vale do Sol, que entrou em operação este ano.

Leia mais: SANEAGO NÃO SERÁ PRIVATIZADA, DIZ MARCONI

Para dar continuidade, um estudo socioambiental está em andamento. Com ele, será possível definir a melhor alternativa para a desativação das lagoas, retirada dos resíduos da estação e recuperação da área, causando o mínimo de impacto ao meio ambiente e à sociedade que ali vive.

A unidade foi construída para atender 18 mil habitantes mas, hoje, esse número chega a 60 mil. No local, conforme anunciou o deputado estadual, Marlúcio Pereira, que acompanhou a visita de Jalles à ETE, será construído um parque com pista de corrida, academia ao ar livre, e outras instalações.

Fonte: Goiás Agora

Últimas Notícias: