saneamento basico

Fundos de investimento têm perdas com papéis da OAS

Investigada na Operação Lava Jato, a OAS suspendeu pagamento de dívidas em janeiro e isso provocou prejuízos em títulos da empresa, como debêntures. O reflexo foi a perda de rentabilidade de fundos que tinham papéis da empreiteira.

Há ações na Justiça movidas por credores que receberam o calote. Eles têm debêntures, que são títulos emitidos pela OAS para se capitalizar sem precisar ir na Bolsa de Valores vender ações.

Na renda fixa, este movimento é menos intenso e menos frequente do que no mercado de ações. Só que, com a suspensão no pagamento de algumas dívidas, os títulos se desvalorizaram. Diariamente, os fundos de renda fixa passam por uma “marcação a mercado”, que é uma atualização conforme o quanto vale o papel naquele momento.

Com isso, o fundo sofre o prejuízo da desvalorização, explica o diretor-técnico da Associação dos Profissionais de Investimento no Mercado de Capitais na Região Sul. Foi o que ocorreu com fundos de bancos como Bradesco e Banrisul. Marco Martins explica, no entanto, que a tendência é a OAS pagar as dívidas e os papéis voltarem a se valorizar.

– É como na Bolsa de Valores. Quem vende na baixa está assumindo o prejuízo, sem dar a chance de revertê-lo.

 

Fonte: Clic RBS

Últimas Notícias: