saneamento basico

Guanambi: Tarifa de esgoto menor e não descarta revogar concessão

Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) divulgou, na última terça-feira (27), um comunicado oficial informado que obteve decisão judicial favorável para voltar a cobrar a taxa de esgoto em Guanambi.

A tarifa será de 80% sobre o valor do consumo de água, ou seja, se o consumo de água foi de R$ 100,00, a conta total será de R$ 180,00, por conta da taxa de esgoto.

Diante da informação, a Prefeitura de Guanambi, através da sua assessoria jurídica, está se mobilizando para tomar as medidas cabíveis para fazer cumprir a Lei Municipal N.º 990/2015, aprovada pela Câmara de Vereadores, que estabelece um teto máximo de 40% para a taxa de esgoto.

A discussão deve girar em torno da constitucionalidade e legalidade da referida lei. Diante de um impasse, existe inclusive a possibilidade da Prefeitura revogar a concessão da EMBASA em Guanambi.

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »