Instituto de Águas terá concurso público e garantias para servidores da Agespisa

O governador Wellington Dias recebeu, na noite dessa quinta-feira (22), líderes sindicais, vereadores e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, para dialogar sobre o Instituto de Águas do Piauí e a proposta de subdelegação de serviços.  Foi mais uma oportunidade de esclarecer o projeto criado como alternativa para possibilitar investimentos em distribuição de água e saneamento básico na capital.

A conversa foi aberta com a apresentação da situação atual da Agespisa. A empresa deve R$ 1,1 bilhão, dívida que impede a realização de operações de crédito com instituições privadas e convênios com órgãos públicos. Com uma arrecadação que não garante sequer o pagamento de suas despesas, a empresa não consegue cumprir as metas de melhoria nos serviços, estipuladas pela prefeitura de Teresina.

O governador explicou que o Instituto será uma nova pessoa jurídica, aberta para a contratação de investimentos privados. A empresa licitada investe, explora o serviço e recebe o pagamento em cima do resultado. O Instituto continuará mantendo o controle das receitas, despesas e seu pessoal, mantendo um contrato com o investidor selecionado.

Dias fez questão de destacar que todos os direitos dos atuais servidores serão assegurados  e anunciou disposição para realização de concurso público.

“Teremos condição de complementar o quadro da servidores via concurso público, que há tempos não realizamos na AGESPISA” ressaltou o governador.

Atualmente a Agespisa está presente em 157 municípios piauienses. A capital tem 98% de cobertura de distribuição de água, porém o esgotamento sanitário no interior é deficiente, apenas 18% de cobertura. O contrato de subdelegação dos serviços estipula como meta ampliar para 55% a cobertura de esgotamento até 2020.

“Estudos apontam a necessidade de R$ 1,5 bilhão para termos as metas alcançadas em Teresina. Quero cumprir, em respeito à população” pontuou Wellington Dias.

Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Engenheiros do Piauí, Sindicato dos Urbanitårios, o presidente do Instituto de Águas, Herbert Buenos Aires, o secretário de governo, Merlong Solano, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Luís Lobão, os vereadores Eduardo Marques e José Ferreira, o presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes e o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

O projeto que autoriza a transferência da concessão dos serviços de água e esgoto da Agespisa para o Instituto de Águas, está tramitando na Câmara Municipal de Teresina.

Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/categoria/2/id/22418

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »