saneamento basico

Moradores reclamam da qualidade da água da Compesa em Petrolina, PE

Segundo moradores, a água está verde e com mau cheiro. Compesa diz que a distribuição de água está dentro dos padrões do MS.

Após a chuva que ocorreu nos últimos dias em Petrolina no Sertão de Pernambuco, os moradores de alguns bairros do município, estão reclamando da má qualidade da água que chega nas casas. De acordo com os moradores, a água está barrenta e com mau cheiro. Algumas pessoas afirmam que consumiram e que passaram mal.

Com a chegada da chuva, alguns problemas de infraestrutura também começam a aparecer na cidade. Em alguns bairros de Petrolina, a água está chegando barrenta, salobra e com mau cheiro.

No restaurante do empresário Adilson Oliveira, que fica no bairro Atrás da Banca, a água só sai limpa da torneira porque o empresário comprou água de um caminhão-pipa. O problema é que a água fornecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), está quase verde e com muito mau cheiro. “Quem está sendo beneficiado são os vendedores de água mineral, porque ninguém quer toma essa água da torneira, por conta do mau cheiro e do gosto ruim”, disse.

A situação também é complicada no bairro José e Maria, Zona Leste de Petrolina. Na Avenida José Hermano Gomes, os moradores se queixam da má qualidade da água. Na residência da dona de casa Maria Zilma, há mais de uma semana a água chega turva e com cheiro forte. Segundo a moradora, a situação está causando doenças na família.

“Meu netinho estava ai vomitando. Até eu estou com a barriga doendo por causa dessa água. Não tem quem possa beber essa água, porque ela está podre. Nós não estamos podendo pagar por água mineral, porque a gente já paga um absurdo de água da Compesa. E porque eles não tem respeito?”, questiona.

Em nota, a Compesa informou que o problema da qualidade de água em Petrolina aconteceu por causa da chuva. De acordo com a companhia, o disque de contensão construído pela prefeitura, não conseguiu segurar o volume da água decorrente de uma enchente, o que provocou uma alteração temporária na qualidade da água em um dos pontos de captação da Compesa.

Já a prefeitura comunicou, através de nota, que a responsabilidade da captação da qualidade da água ofertada aos municípios é da Compesa.
Em uma nova nota enviada, a Compesa informou que apesar do sabor e coloração diferentes, a água distribuída na cidade está dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Fonte: G1
Foto: Google

Últimas Notícias: