saneamento basico

Normalizado abastecimento de água em Campos após problema de energia elétrica

O sistema de abastecimento de água em Campos dos Goytacazes já está sendo normalizado e operando normalmente desde o início da madrugada desta terça-feira (04-02), após paralisação do sistema por quase seis horas na noite de ontem, em função de problemas no fornecimento de energia elétrica.

A primeira interrupção na principal estação de tratamento de água da cidade, a ETA-Coroa, no bairro do Caju, ocorreu por volta das 18 horas. O atendimento no local pela concessionária de energia, só ocorreu por volta das 21 horas. Após o religamento do sistema de energia, nova interrupção voltou a ocorrer por volta das 22 horas. Os geradores da ETA-Coroa não puderam ser acionados, porque poderiam voltar a reenergizar a rede interna, oferecendo riscos aos reparos necessários.

A Estação de Tratamento de Água, a principal do Município, que fornece água a mais de 300 mil pessoas, voltou a operar ininterruptamente a partir da meia – noite.

Todavia, conforme explica o engenheiro responsável pela ETA-Coroa Rafael Fassy, o abastecimento após uma paralisação de quase seis horas, conforme ocorreu, obrigatoriamente, por segurança e normas de padronização, volta a ser gradativo e progressivo para evitar rompimento de adutoras.

Embora o problema da paralisação esteja sanado desde a meia – noite, com a água chegando a todas as residências, mesmo com pressão inferior à média, os reflexos da paralisação podem se estender por até 24 horas nos bairros mais distantes do centro da cidade.

Por isso a concessionária Águas do Paraíba solicita aos moradores que façam economia e não desperdicem água, permitindo assim que a pressurização ideal das redes volte ocorrer mais rapidamente.

Outra orientação é para os moradores que, eventualmente, estejam sentindo maiores reflexos do abastecimento. Caso haja necessidade de abastecimento suplementar, a solicitação deve ser feita através do telefone Ligue Água. O número é 115.

A ETA Coroa abastece toda a cidade de Campos em ambas as margens do rio Paraíba do Sul. À direita do centro ao Parque São Benedito e da Pecuária ao Jockey Club. E na margem esquerda, de Guarus até Travessão.

Nenhuma outra área do município foi afetada. O abastecimento de água continuou e continua normal em toda a baixada campista, da Penha ao Farol de São Thomé, e em toda a área norte, acima do distrito de Travessão até a divisa com o Espírito Santo.

Fonte: Grupo Águas do Brasil
Veja mais: http://www.grupoaguasdobrasil.com.br/aguas-paraiba/2014/02/04/normalizado-abastecimento-de-agua-em-campos-apos-problema-de-energia-eletrica/

Últimas Notícias: