saneamento basico

OAS assina contrato para a venda da Samar

A OAS Soluções Ambientais firmou com a GS Inima Brasil – multinacional coreana que é gigante do setor de saneamento – contrato para a venda da totalidade das ações da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) concessionária que presta serviços de água e esgoto na cidade. A informação está no site na própria OAS. É a primeira vez que a empresa confirma a venda da Samar para a multinacional de maneira pública e oficial. Até então o assunto era tratado como boato.

No entanto, como a OAS deixa claro, a conclusão da transação e a consequente transferência das ações para a GS Inima Brasil dependem do cumprimento de uma série de condições precedentes, dentre as quais a aprovação da operação pelas autoridades concorrenciais e pelo Poder Concedente, aqui no caso a Prefeitura de Araçatuba.

Segundo a OAS, a transação não afeta a operação da Samar. Segundo site da empresa, a Samar “continuará a cumprir todas as obrigações do contrato de concessão e manterá inalteradas todas as suas atividades em curso em Araçatuba”.

A Samar faz parte do grupo de empresas que está sendo vendido no processo de Recuperação Judicial do Grupo OAS. A empresa diz apenas que o valor obtido com a negociação será destinado ao plano de reestruturação das dívidas da companhia, mas não informa o montante. Especula-se que a soma gire em torno de R$ 100 milhões.

PREFEITURA
A reportagem falou ontem à tarde com o secretário municipal de Administração, Valdivino Bittencourt. Ele confirmou que extraoficialmente ficou sabendo da negociação em curso para venda da concessionária por meio de diretores da Samar, mas que oficialmente a prefeitura ainda não foi procurada por nenhum representante da GS Inima Brasil para discutirem questões referentes ao contrato de concessão. Como o próprio contrato de concessão deixa claro, o negócio só vai se concretizar mediante aprovação da prefeitura. “A empresa precisa se comprometer por escrito a honrar todas as obrigações, serviços e obras previstas no contrato ao longo dos 30 anos de concessão”, falou. O secretário acredita que esse contato deva ocorrer nos próximos dias.

A reportagem não conseguiu contato com a Inima Brasil e com a OAS para obter mais detalhes sobre a negociação. Comunicado que aparece no site da OAS tem data de 30 de novembro.

RECUPERAÇÃO JUDICIAL
O Grupo OAS apresentou em 31 de março pedido de Recuperação Judicial de nove de suas empresas à 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, solicitação que foi acatada pela Justiça no dia seguinte.

A iniciativa foi o melhor caminho encontrado pelo Grupo OAS para vender seus ativos e avançar para a renegociação de suas dívidas com credores e fornecedores diante da intensa restrição de crédito verificada desde o fim do ano passado para o setor de infraestrutura.

Fonte: http://www.lr1.com.br/index.php?pagina=noticia&categoria=cidade&noticia=64974

Últimas Notícias: