saneamento basico

Pelo menos 15 Estados têm interesse em privatizar saneamento, diz BNDES

A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, disse nesta sexta-feira (21) que pelo menos 15 Estados já manifestaram interesse no programa de privatização de empresas de saneamento do banco, cujas condições devem ser anunciadas em duas semanas.

“Acredito que pelo menos 2/3 dos Estados vão participar”, disse ela em entrevista após sua palestra, na qual falou que “entre 15 e 18” Estados já demonstraram interesse.

Marques não quis, porém, adiantar os nomes dos interessados, alegando que é preciso ainda ter uma manifestação formal. Até agora, o único que anunciou seu interesse publicamente foi o Rio.

O programa de privatização do saneamento é uma das prioridades da gestão de Marques e tem como objetivo fomentar a universalização do atendimento de água e esgoto nos Estados que serão apoiados pelo banco.

“Quanto mais eu conheço dados do setor, mais envergonhada eu fico”, afirmou a presidente do BNDES, citando como exemplo o fato de o Brasil ser o 112º colocado em uma lista de 200 países referente ao atendimento de água e esgoto.

Segundo ela, detalhes do programa serão anunciados em duas semanas.

Fonte: Folha de S.Paulo

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »