saneamento basico

Picciani defende concessão de água e esgoto da região de São Gonçalo

Presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB) tem falado para quem quer ouvi-lo – ou até para quem não quer – que a solução para avançar no saneamento da região de São Gonçalo é conceder os serviços de água e esgoto à iniciativa privada. Ele defende a privatização completa do saneamento na região nos moldes do que ocorreu em Niterói.

A postura do chefe do Legislativo carioca tem provocado calafrios no presidente da Cedae, Jorge Briard, que garante contar com o apoio do governador Luiz Fernando Pezão para pelo menos continuar com a operar e cobrar pela água no Leste Fluminense.

Por enquanto há um entendimento no governo de que o melhor caminho é adotar um sistema semelhante ao da AP-5 (Zona Oeste do Rio), no qual a iniciativa privada fica apenas com o esgoto. Neste sentido, a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), formada por BNDES, BB e bancos privadosao, está finalizando o modelo de concessão na região. A previsão é de que em janeiro o governo inicie o processo de manifestação de interesse das empreiteiras.

Em entrevista por telefone ao blog, Picciani é contudente:

– Acho que a única forma de fechar as contas no ano que é fazendo concessões de parte do sistema Cedae. Já manifestei minha posição ao governador. inclusive no dia que votamos as modelagens das PPPs (parcerias público-privadas). O ideal (para a região de São Gonçalo) é Cedae vendendo água e controlando a tarifa, como é em Niterói. Está provado que o modelo de Niterói garantiu avanços.

Fonte: http://blogs.oglobo.globo.com/blog-verde/post/picciani-defende-concessao-de-agua-e-esgoto-da-regiao-de-sao-goncalo.html

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »