saneamento basico

GOVERNO ENVIA PROJETO DE LEI PARA CAPITALIZAR A SABESP

O Governo do Estado de São Paulo encaminhou na quarta-feira, 02 de agosto, à Assembléia Legislativa o Projeto de Lei sobre a reorganização societária da Sabesp.

A proposta autoriza o Poder Executivo a constituir uma sociedade por ações, que exercerá o controle acionário da Sabesp, e estabelece que o Governo manterá a maioria do capital votante dessa sociedade controladora, também conhecida como holding, ficando autorizada a participação de outros acionistas minoritários na controladora.

O Projeto de Lei autoriza o Governo a integralizar sua participação no capital da sociedade controladora mediante a transferência das ações de que é titular na Sabesp.

Também permite que o Estado aumente o capital da Companhia para integralização em dinheiro ou bens, inclusive mediante oferta pública de ações.

A sociedade controladora proposta vai auxiliar o Governo do Estado na implementação de políticas públicas na área e terá como propósito reunir ativos de saneamento básico e outros serviços cuja exploração guarde relação com seu objetivo, como água de reúso, drenagem e resíduos sólidos – temas que também são relacionados ao saneamento, de acordo com a legislação brasileira.

O objetivo do Estado é possibilitar a capitalização da Sabesp e, com isto, elevar a sua capacidade de investimentos em obras que ampliem os serviços de abastecimento e de coleta e tratamento de esgoto e acelerem a universalização das suas áreas operadas.

De acordo com a assessoria da empresa, “o encaminhamento do projeto de lei à Assembleia é um passo necessário na possível capitalização da Sabesp.

A proposta prevê a admissão de acionistas privados na sociedade controladora para fornecer capital, agregar valor aos negócios e fortalecer a governança corporativa da controladora e da Sabesp, desde que não restrinjam a capacidade do Governo  do Estado de orientá-las para o interesse público”.

A íntegra do projeto de lei sobre a reorganização societária da Companhia está disponível em www.sabesp.com.br/investidores.

Fonte: Aesabesp

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »