saneamento basico

Prefeitos discutem renovação de convênios com a Sanepar

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, reuniu-se quarta-feira (14), em Curitiba, com os prefeitos de Mallet, Rogério da Silva Almeida; e de Prudentópolis, Gilvan Pizzano Agibert.

O prefeito de Mallet solicitou a renovação de um convênio para implantação de rede coletora de esgoto no município. “Pelo convênio, teríamos implantados 10 mil metros de rede. Já foram feitos 5.700. Antes que esse convênio acabe, queremos que ele seja renovado e ampliado para mais 10 mil”, explica Rogério.

Mallet fica na região de União da Vitória e tem 13.500 habitantes. Atualmente, conta com 16,41% de cobertura com rede de esgoto. O percentual deve subir para 31,61% com as obras do convênio. Por meio dele, além dos 10 mil metros de rede coletora, também estão previstas 500 novas ligações de esgoto. O investimento previsto é de R$ 553.616,27 e a previsão de conclusão das obras é maio de 2015.

PRUDENTÓPOLIS – O prefeito Gilvan Pizzano Agibert pediu a aceleração na finalização das obras da nova estação de tratamento de água da cidade. “Cerca de 90% das obras estão terminadas. É fundamental que a nova estação entre em funcionamento logo para que as partes altas da cidade não tenham problemas com o abastecimento de água”, diz Gilvan.

Segundo ele, a cidade cresceu muito, especialmente nas partes altas e na região Norte e isto exige mais do sistema de abastecimento. “Temos muitas famílias sem caixa-d’água nessas regiões. E se falta água na rua, elas não têm reserva nenhuma, o que agrava qualquer problema de falta de água”, explica.

O presidente informou que a equipe técnica da Sanepar tomará as providências para a aceleração das obras. Nesta quinta-feira (15), haverá uma reunião na sede da prefeitura para tratar do assunto, com a participação da Sanepar, vereadores, representante da empresa contratada para executar a obra e o prefeito.

Prudentópolis fica a 210 km da Capital e tem cerca de 52 mil habitantes. Toda a população urbana é atendida com rede de água da Sanepar. As obras em andamento na cidade são para ampliação do sistema de abastecimento de água e incluem, além da estação de tratamento de água, uma captação, recalque de água bruta, adutora de água bruta, travessias, reservatório apoiado, casa de química, 7.385,59 metros de rede de distribuição de água e anéis de distribuição. São obras de cerca de R$ 4.200.000,00 com término previsto para fevereiro de 2015. As obras estão gerando 719 empregos, entre diretos e indiretos.

Junto do prefeito de Prudentópolis, também estiveram na reunião com Chaowiche, os vereadores que participam de uma comissão municipal sobre o abastecimento, Adriano Cardoso e Marcos Lachavtz, e o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Xavier.

Na terça-feira (13), Mounir Chaowiche recebeu também o prefeito de Palmas, Hilário Andraschko.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

Áudio
Confira o áudio desta notícia

Últimas Notícias: