saneamento basico

Prefeitura e Corsan discutem contrato de concessão de água e esgoto

O Prefeito Municipal Jose Luiz de Mello Almeida, recebeu em seu Gabinete na terça feira (25) o superintende Regional da Corsan Almir Jose Osmari,  juntamente com o Chefe da coordenadoria operacional e a gerente local da Autarquia Aneli Peters. Também participaram do encontro o Advogado Geral do Município Nadir Martini e a Diretora da Secretaria de habitação do Município Rose Kummel.

Entre os diversos assuntos tratados no encontro, o Prefeito exigiu soluções para os intermináveis problemas ocasionados com o rompimento da rede de canalização, em especial a aceleração da substituição dos canos antigos junto as Ruas onde a canalização ainda não foi trocada. Nesse sentido, a Corsan se comprometeu de encaminhar a Prefeitura um relatório contendo a data de instalação da rede de abastecimento por rua, a fim de que possam ser identificados os locais onde é necessária a referida substituição. Foi definido ainda, que os serviços de substituição da rede na Av Konrad Adenauer, Andrade Neves, e Duque de Caxias, deverão ser iniciados e concluídos sem paralisação, se comprometendo a CORSAN manter servidores exclusivamente para este trabalho.

A Corsan se comprometeu ainda, em acelerar as obras de ligação e extensão da rede de abastecimento junto aos Loteamentos públicos do Município, Ricardo Schmitt e Jose Lutzenberg, bem como para beneficiar as empresas localizadas no acesso a BR 285 – a partir da entrada de acesso a sede da AABB.
Por sua vez o Superintendente justificou a não apresentação por parte da Corsan do projeto executivo que visa à implantação do esgoto sanitário, em face da não inclusão de Panambi, na licitação que busca a contratação de empresas para a elaboração dos referidos projetos, salientando que apenas 80 dos 120 Municípios foram selecionados. O assunto ficou pendente, e a implantação do Esgoto Sanitário deverá ser objeto de discussão em novo encontro entre as partes, incluindo a participação da própria Presidência da Autarquia, considerando que a concessão outorgada pelo Município, previa a apresentação do projeto ainda em dezembro de 2013. Neste aspecto o contrato de programa celebrado entre as partes, também esta sendo analisado pela Agencia Reguladora do RS – AGERGS, em razão de iniciativa promovida pelo Município. O superintendente anunciou, ainda, investimentos na ordem de R$1.000.000,00 (um milhão de reais) a curto prazo, a serem aplicados em nova rede adutora, abertura de poços artesianos, e ampliação da rede de abastecimento. O novo encontro deverá ocorrer na segunda quinze do mês de abril.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »