saneamento basico

Protestos em Itabuna contra concessão dos serviços

Empregados da Emasa e representantes de várias entidades, tendo à frente o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae), realizaram uma manifestação na manhã desta terça (24) na Praça Adami, centro de Itabuna, contra a tentativa de privatização da água no município.

Ainda na tarde de hoje haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores, às 18 horas, com a presença de integrantes de várias associações de moradores, todas temerosas com a possível entrega do serviço de água e esgoto para a iniciativa privada.

Os protestos contra a manobra dos gestores municipais, visando repassar os serviços de saneamento, tiveram início na semana passada, quando foram realizados atos públicos e uma reunião com o prefeito Claudevane Leite.

Este, inclusive, prometeu adiar a conferência que estava marcada para a próxima sexta (27), quando seria discutido o plano municipal de saneamento. Esse plano, que é obrigatório por lei, tem sido duramente criticado porque está sendo elaborado sem qualquer participação da sociedade, que é uma exigência legal.

A Odebrecht é a principal interessada em ficar com a concessão dos serviços de saneamento e já teve reuniões com autoridades municipais e dirigentes da Emasa. A Embasa também tem anunciado a intenção de retomar os serviços. O temor da sociedade é que, caso o serviço seja privatizado, haverá aumento de tarifas, queda na qualidade e demissões em massa – que é a fórmula clássica do empresário ampliar seus lucros.

Últimas Notícias: