saneamento basico

Relatório aponta falhas no tratamento de esgoto de São Gonçalo e Tanguá

Sabe o que ocorre depois que você aciona a descarga do vaso sanitário? Em São Gonçalo, a probabilidade de tudo ser descartado no meio ambiente sem tratamento é grande (só 17,60% do esgoto são tratados). Em Tanguá isso é quase certeza, pois não há tratamento dos dejetos pela Cedae. Se a casa não tem fossa, tudo vai para as ruas e os rios até encontrar a Baía de Guanabara.

Os dados estão no relatório Diagnóstico dos serviços de água e esgoto, do Ministério das Cidades com base em números de 2014 e divulgado terça-feira. Na região, o pior cenário é o de Tanguá, onde nenhuma gota do esgoto coletado pela Cedae é tratado.

Já o melhor cenário é o de Niterói. Com taxa de tratamento de 100% do esgoto coletado, é um exemplo para o país, que tem média de tratamento de esgoto de 70,9% do coletado.

Fonte: Extra
Foto: Fabio Guimaraes / Agência O Globo

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »