saneamento basico

Reunião na Câmara debaterá os serviços de saneamento básico da Sanepar em Londrina

Em meio às cobranças da Prefeitura de Londrina para que a Sanepar recomponha o asfalto, após as obras de manutenção e ampliação da rede de água e esgoto nas ruas do município, a Câmara Municipal inicia um outro debate em torno deste tema, nesta quarta-feira (18), às 9h30, na sala de sessões do legislativo. Coordenada pelo vereador Roberto Fú (PDT), o debate se dará em torno da implantação da distribuição da rede de água potável nas calçadas e não mais nas vias públicas, como tem ocorrido.

O vereador está propondo o projeto de lei 245/2013, que é fruto de inúmeras reclamações de moradores sobre os buracos que permanecem nas ruas após os serviços da Sanepar e das empresas terceirizadas pela estatal. “Os vereadores recebem diariamente um grande número de reclamações sobre os buracos abertos pela Sanepar ou suas terceirizadas nas ruas da cidade e que não são fechados, demonstrando total desrespeito ao Código de Posturas do Município [Lei 11.468/2011], que estabelece prazo de 48h para os reparos”, disse Fú.

Segundo o vereador, além de não respeitarem os prazos previstos em lei, a qualidade do material e o serviços são questionáveis também. “Depois, quando o asfalto é refeito, muitas vezes não tem a qualidade devida, deixando o leito das ruas com desnível, além dos buracos reabrirem com facilidade nos dias de chuva. Minha proposta tenta evitar essas situações”, salientou.

Na segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Obras cobrou a melhora imediata da pavimentação nos trechos em que são executados serviços da rede de água e esgoto, fruto também de reclamação da população local.

Para Roberto Fú lembra que este encontro ocorre justamente no período em que a prefeitura está discutindo novos parâmetros para o contrato de concessão dos serviços públicos de água e saneamento básico que são desenvolvidos atualmente pela Sanepar.

Ele também pretende colocar em pauta na reunião a proposta de substituição dos canos galvanizados existentes na rede de distribuição de água por canos de PVC nas calçadas. Ele garante que desta forma estará havendo menor desgaste do material e até mesmo eliminando o risco de contaminação da água potável pela ferrugem. “A Sanepar já está fazendo esta substituição em vários municípios da região e queremos que a troca também ocorra em Londrina, de forma gradativa, até que toda a rede de distribuição de água receba o novo encanamento”, enfatizou.

Para esta reunião já confirmaram presença representantes da prefeitura, Conselho Municipal das Cidades (CMC), Sanepar e associações de moradores.

Fonte: http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/841050/reuniao-debatera-os-servicos-de-saneamento-basico-da-sanepar-em-londrina/

Últimas Notícias: