saneamento basico

RS: Pinheiro Machado renova parceria com a Corsan

Localizado na Zona Sul, Pinheiro Machado é o 274º município gaúcho a renovar parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O diretor-presidente da estatal, Arnaldo Dutra, o e prefeito, José Felipe da Feira, assinaram o contrato de programa nessa quinta-feira (04).
Conforme o acordo, a empresa continua prestando o abastecimento de água e assume também a responsabilidade pelo esgotamento sanitário. O contrato anterior havia expirado em 2008. Na área abrangida pela Superintendência Regional Sul (Sursul), a Corsan já renovou a parceria com 100% dos municípios atendidos.
Após realizado o mapeamento completo do município, a previsão dada pela Corsan é que de a implementação de 100% do esgotamento sanitário em Pinheiro Machado seja concluído em período de aproximadamente 6 anos.
Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »