saneamento basico

Sabesp deixa rua de Águas de São Pedro com terra e lama

Problema surgiu após instalação de rede coletora de esgoto, diz moradora. Com chuvas, situação se agravou e dificulta passagem de pedestres e carros.

Uma rua do bairro Jardim Porangaba, em Águas de São Pedro (SP), foi tomada pela lama e dificulta a passagem de veículos e pessoas. O problema surgiu depois que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) colocou uma rede coletora de esgoto no local e não voltou para consertar a via, segundo moradores. A supervisora de comércio exterior Graziela Brizola registrou imagens da situação no trecho e enviou à reportagem por meio da ferramenta colaborativa VC no G1.

A Prefeitura informou que a responsabilidade das obras é da Sabesp. O G1 entrou em contato com o órgão, mas até as 16h50, não obteve posicionamento. Quer compartilhar alguma notícia também? Envie para o VC no G1.

De acordo com os moradores, devido às chuvas dos últimos dias, os carros não conseguem transitar na via. Graziela Brizola, de 35 anos, disse que a rede de esgoto foi colocada na Rua Speridiole Antonio Carrara no dia 17 de fevereiro e, já no dia seguinte, a rua foi tomada pela lama.

Graziela relatou ainda que a via, sem pavimentação, era revestida com pedras. “O grande fluxo de veículos pesados provoca criação de valas de mais de 30 centímetros de profundidade. Isso dificulta a entrada e saída de moradores”, contou.

“As pessoas que trabalham fora da cidade, de carro ou a pé, e crianças que precisam ir para escolas, mal conseguem sair de casa”, lamentou.

Na manhã desta quinta-feira (25), a Sabesp enviou uma máquina para compactar a terra da rua, segundo a supervisora. “Os funcionários informaram aos moradores que somente este trabalho será realizado no local”, ressaltou.

A moradora disse ainda que outros vizinhos também entraram em contato com a Prefeitura. “O Departamento de Obras afirmou estar ciente do problema, mas disse que não pode fazer nada e que qualquer trabalho no local deve ser executado pela Sabesp”, disse.

“Sofremos o descaso da Prefeitura e da Sabesp. A chuva prevista para essa semana na região nos deixou apreensivos. Afinal, como vamos conseguir entrar e sair de nossas casas”, questionou Graziela.

Nota da Redação: A Prefeitura de Águas de São Pedro, informou em nota, que a responsabilidade de arrumar o problema ocasionado pela rede de esgoto instalada é da Sabesp. “A administração municipal inclusive já contatou a gerência local da autarquia estadual cobrando providências urgentes”, disse.

A administração municipal afirmou ainda que, após a conclusão do serviço da Sabesp, a rua Speridiole Antonio Carrara irá receber obras de pavimentação. O projeto se encontra atualmente em fase de licitação”, detalhou em nota.

Fonte: G1
Foto: VC no G1

Últimas Notícias:
Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou nesta 4ª feira (27.mai.2026) que fará mudanças nas condições da sua oferta pública secundária de ações. A medida afeta diretamente o processo de desestatização da companhia e exigirá a publicação de uma nova lâmina da oferta, além da atualização do cronograma da operação.

Leia mais »
Marco do saneamento a revolução silenciosa na infraestrutura

Marco do saneamento: a revolução silenciosa na infraestrutura

Durante décadas, debater a infraestrutura brasileira significava concentrar atenções na matriz energética, na malha rodoviária ou na eficiência logística de portos e aeroportos. O saneamento básico – o acesso à água tratada e a gestão de efluentes – permanecia relegado a uma pauta operacional de baixa visibilidade técnica.

Leia mais »
Saneamento básico 28 municípios atingem universalização no abastecimento de água, aponta Trata Brasil

Saneamento básico: 28 municípios atingem universalização no abastecimento de água, aponta Trata Brasil

A 18ª edição do Ranking do Saneamento, realizado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, mostra que 28 municípios brasileiros atingiram a universalização no abastecimento de água. Desse total, 11 municípios têm cobertura de 100%, com concentração no estado de São Paulo. Já as outras 17 cidades apresentam índices iguais ou superiores a 99% de atendimento, localizadas nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Leia mais »