saneamento basico

Sabesp deixa rua de Águas de São Pedro com terra e lama

Problema surgiu após instalação de rede coletora de esgoto, diz moradora. Com chuvas, situação se agravou e dificulta passagem de pedestres e carros.

Uma rua do bairro Jardim Porangaba, em Águas de São Pedro (SP), foi tomada pela lama e dificulta a passagem de veículos e pessoas. O problema surgiu depois que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) colocou uma rede coletora de esgoto no local e não voltou para consertar a via, segundo moradores. A supervisora de comércio exterior Graziela Brizola registrou imagens da situação no trecho e enviou à reportagem por meio da ferramenta colaborativa VC no G1.

A Prefeitura informou que a responsabilidade das obras é da Sabesp. O G1 entrou em contato com o órgão, mas até as 16h50, não obteve posicionamento. Quer compartilhar alguma notícia também? Envie para o VC no G1.

De acordo com os moradores, devido às chuvas dos últimos dias, os carros não conseguem transitar na via. Graziela Brizola, de 35 anos, disse que a rede de esgoto foi colocada na Rua Speridiole Antonio Carrara no dia 17 de fevereiro e, já no dia seguinte, a rua foi tomada pela lama.

Graziela relatou ainda que a via, sem pavimentação, era revestida com pedras. “O grande fluxo de veículos pesados provoca criação de valas de mais de 30 centímetros de profundidade. Isso dificulta a entrada e saída de moradores”, contou.

“As pessoas que trabalham fora da cidade, de carro ou a pé, e crianças que precisam ir para escolas, mal conseguem sair de casa”, lamentou.

Na manhã desta quinta-feira (25), a Sabesp enviou uma máquina para compactar a terra da rua, segundo a supervisora. “Os funcionários informaram aos moradores que somente este trabalho será realizado no local”, ressaltou.

A moradora disse ainda que outros vizinhos também entraram em contato com a Prefeitura. “O Departamento de Obras afirmou estar ciente do problema, mas disse que não pode fazer nada e que qualquer trabalho no local deve ser executado pela Sabesp”, disse.

“Sofremos o descaso da Prefeitura e da Sabesp. A chuva prevista para essa semana na região nos deixou apreensivos. Afinal, como vamos conseguir entrar e sair de nossas casas”, questionou Graziela.

Nota da Redação: A Prefeitura de Águas de São Pedro, informou em nota, que a responsabilidade de arrumar o problema ocasionado pela rede de esgoto instalada é da Sabesp. “A administração municipal inclusive já contatou a gerência local da autarquia estadual cobrando providências urgentes”, disse.

A administração municipal afirmou ainda que, após a conclusão do serviço da Sabesp, a rua Speridiole Antonio Carrara irá receber obras de pavimentação. O projeto se encontra atualmente em fase de licitação”, detalhou em nota.

Fonte: G1
Foto: VC no G1

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »