saneamento basico

Sabesp fica no topo da lista de reclamações

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) alcançou o primeiro lugar no ranking das empresas com mais reclamações no Procon de São José dos Campos, em 2015. A lista divulgada nesta quinta-feira (6) traz entre as dez primeiras empresas, companhias telefônicas e bancos que atendem na cidade.

A lista apresenta o nome de 640 empresas que tiveram reclamações com a comprovação da infração às normas de defesa do consumidor. “Estes dados mostram o resultado do nosso trabalho frente às reclamações procedentes de consumidores que foram ao Procon em busca dos seus direitos”, afirmou a coordenadora do Procon Municipal, a advogada Aparecida Santana Borges. A lista completa está no site da Prefeitura de São José dos Campos.

A Sabesp alega que o grande número de reclamações, que alcançou 541 queixas, foi em razão de uma interrupção nos serviços de leitura de consumo, que provocou alteração nos valores das contas de água. As famílias receberam cálculos de gastos até três vezes maiores que o consumo real da residência.

No período de normalização do serviço, a empresa participou de mais de 400 audiências de conciliação promovidas pelo Procon, ressarcindo em dobro cerca de 31 mil residências de São José, por cobranças indevidas. A nota oficial da Sabesp ainda informou que a empresa permanecia fora da lista de reclamações do Procon desde 2010. Confira nota na íntegra.

“A Sabesp esclarece em relação à lista do Procon de São José dos Campos, que no início de 2015 ocorreu uma interrupção em seus serviços de leitura de consumo, provocando a maioria dos atendimentos no órgão de defesa do consumidor. A ocorrência foi contornada com a devolução, concluída em agosto, dos valores devidos aos clientes. A empresa permaneceu fora da lista por cinco anos (desde 2010) e tem garantido atendimento de qualidade aos seus clientes por meio de seus canais de atendimento”.

Fonte: Meon
Foto: Flavio Pereira/Meon

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »