saneamento basico

Sabesp foca em PPP para redução de perdas

São Paulo – O projeto de construir uma usina de dessalinização da água do mar no litoral paulista, que era visto como alternativa de longo prazo para a crise hídrica, não deve seguir adiante devido ao alto custo. Estimado em R$ 1,5 bilhão, o projeto seria feito no modelo de Parceria Público-Privada (PPP). Em fase mais adiantada está outra PPP, cujo edital está atualmente em fase de formatação pelo governo paulista, e que visa reduzir as perdas na rede da Sabesp, onde atualmente cerca de 19% da água tratada é desperdiçada.

No mês passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que a dessalinização era uma “hipótese em estudo pela Sabesp”, mas disse que o custo seria alto. O projeto está em análise na Sabesp e não deve chegar à secretaria executiva do Conselho Gestor de PPP do governo do Estado para ser tocado adiante. Em fevereiro, um consórcio de três empresas, liderado pela CCI Concessões e Construções de Infraestrutura, apresentou a proposta ao governo, com um estudo encomendado pela CCI e elaborado pela consultoria GO Associados indicando que o custo por metro cúbico da usina de dessalinização é competitivo quando comparado a outras alternativas.

A Sabesp, no entanto, já sinalizou que estudos mais detalhados mostraram que o projeto é inviável. “A Sabesp já realizou estudos, porém os custos de implantação e de operação se mostraram elevados para os parâmetros operacionais da companhia”, informou a estatal aoBroadcast, serviço da Agência Estado de notícias em tempo real. Outro fator que, segundo a Sabesp, “contribuiu para demonstrar a inviabilidade do projeto” é a característica geográfica da Serra do Mar, onde seria instalada a usina. “A água precisaria ser bombeada para 800 metros de altura, o que tornaria o projeto de difícil aplicação e elevaria ainda mais seu custo”, disse a companhia.

Segundo fonte do setor de saneamento e próxima da Sabesp, o foco do governo estadual agora é uma PPP para reduzir as perdas de água tratada da concessionária e o edital já está em fase de formatação. “Se tudo correr bem, a ideia do governo é de concluir o processo ainda este ano. A Sabesp tem muito interesse nessa PPP”, disse a fonte. A ideia é que empresas realizem obras para reduzir as perdas e que sejam remuneradas com base nos resultados obtidos. Procurada, a Sabesp não se posicionou sobre isso.

 

Fonte: Folha Vitoria

Últimas Notícias:

Programa Nacional do Metano Zero é incluído no Plano Nacional de Transição Energética, do Governo Federal

Brasília, 27 de maio de 2026 – O Programa Nacional do Metano Zero (MetanoZero), atualmente em tramitação no Senado Federal sob o Projeto de Lei (PL) nº 3.311/2025, passou a integrar oficialmente o Plano Nacional de Transição Energética (PLANTE). O programa do governo federal foi criado para coordenar a transição do Brasil rumo a uma matriz energética mais limpa, sustentável e de baixa emissão de carbono.

Leia mais »
Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou nesta 4ª feira (27.mai.2026) que fará mudanças nas condições da sua oferta pública secundária de ações. A medida afeta diretamente o processo de desestatização da companhia e exigirá a publicação de uma nova lâmina da oferta, além da atualização do cronograma da operação.

Leia mais »