saneamento basico

Sabesp muda regras, e consumidores terão dificuldade para alcançar desconto

A partir deste mês, os clientes terão de consumir 22% menos água para manter o benefício na fatura

São Paulo – A partir deste mês, as regras da Sabesp para o consumidor conseguir descontos na conta de água ficarão mais rígidas. Em entrevista à repórter Anelize Moreira, da Rádio Brasil Atual, a coordenadora da Proteste Associação dos Consumidores, Maria Inês Dolci, reclama que os consumidores já colaboravam, economizando água e convivendo com o rodízio. “Nós entendemos que falta transparência nesse processo. Muitos consumidores que economizaram e receberam bônus de até 30% terão de economizar mais 22%, ou seja, a regra ficou mais rígida.”

A Sabesp alterou a média de consumo para o cálculo do bônus. A partir deste mês, os clientes terão de consumir 22% menos água para manter o mesmo benefício na fatura. De acordo com a Sabesp, 77% dos consumidores reduziram o consumo de água em 2015.

A meta de consumo mudou e estabeleceu que o valor será de 22%, isto é, se antes a meta era ficar abaixo de 15 metros cúbicos de água, agora, passou a ser de 11,7 metros cúbicos de água por mês.

Pelas novas regras propostas, o limite mensal para o consumidor que obtém desconto de 30% na conta será multiplicado por um fator de 0,78. “Caso a conta de água venha acima dessa média, o proprietário do imóvel pagaria uma sobretaxa que poder ser de 40% a 100% do valor da tarifa de água. Agora, caso o dono do imóvel consuma menos que 10% da média, ele ganharia um bônus gradativo.”

Ouça

Fonte: Rede Brasil Atual

Últimas Notícias:
Decisão do STJ sobre Tema 565 garante segurança jurídica no saneamento

Decisão do STJ sobre Tema 565 garante segurança jurídica no saneamento

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de rejeitar o pedido de revisão do Tema 565. Representa uma importante vitória para a segurança jurídica do setor de saneamento. Com isso, permanece válido o entendimento de que a cobrança da tarifa de esgoto é legítima, mesmo quando nem todas as etapas do tratamento são executadas. Desde que haja a prestação de atividades que integrem o serviço de esgotamento sanitário.

Leia mais »
Leilão de saneamento sem concorrentes, consórcio arremata o Bloco 1 de esgoto do Ceará

Leilão de saneamento: sem concorrentes, consórcio arremata o Bloco 1 de esgoto do Ceará

O Consórcio Ceará Saneamento arrematou, nesta terça-feira, 30, o Bloco 1 (Norte-Litorâneo) da parceria público-privada (PPP) de esgotamento sanitário de municípios do interior do Ceará. Sem concorrentes, o grupo ofereceu desconto de 1,15% sobre a contraprestação máxima prevista em edital. Os demais quatro blocos previstos originalmente não foram levados a leilão na sede da B3, em São Paulo.

Leia mais »