saneamento basico

Sanepar é premiada com três troféus de qualidade em saneamento

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu três prêmios de qualidade em gestão na quinta-feira (23). O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), é a maior premiação no setor das Américas.

No Paraná os troféus Quíron – nome da estatueta – foram concedidos à Sanepar, por meio da Gerência Geral Noroeste e das unidades regionais de Maringá e Paranavaí. A premiação é resultado das boas práticas de gestão e resultados elevados de desempenho.

Em Maringá, por exemplo, a Sanepar tem investido muito na qualificação de seus profissionais. Em 2013, 91% dos funcionários tiveram mais de 20 horas de treinamento, sendo que a meta era de 75%.

Outro ponto forte se refere aos índices de produtividade, medido pelo número de ligações por empregado. O município atingiu 1.201 ligações por empregado, considerado um dos maiores do Estado. Os indicadores de saneamento também pesaram na avaliação. Prova disso está no resultado divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil. Maringá é a segunda cidade do Brasil com melhor índice de saneamento,de acordo com o Ranking do Saneamento nas 100 maiores cidades do país. Neste ano, pela primeira fez na história da Companhia, houve a participação da estrutura de uma gerência geral e de suas respectivasunidades regionais.

A cerimônia de premiação será no dia 25 de novembro, em Belo Horizonte (MG), durante seminário em que as empresas vencedoras apresentarão suas práticas de qualidade.

O troféu, representado pela figura da mitologia grega Quíron, demonstra a preocupação com o desenvolvimento sustentável e a saúdee qualidade de vida da população. Além do troféu, a principal liderança de cada unidade premiada irá participar, em maio de 2015, de uma viagem de estudos à Espanha, onde haverá visitas técnicas aempresas de saneamento.

 

QUEM GANHOU em 2014

 

Uma das ferramentas que têm mostrado grande eficácia para a melhoria e para o aperfeiçoamento dos processos de gestão nas empresas de saneamento brasileiras é o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS, cujas contempladas foram divulgadas em 23/10, em São Paulo, pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), coordenador do prêmio.

Reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, o PNQS estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais. Em 2014, 35 iniciativas candidatas de diferentes empresas do setor de todo o País foram avaliadas pela comissão julgadora. Serão conferidos prêmios em cinco níveis: Nível B – Troféu Cobre; Nível I – Troféu Bronze; Nível II – Troféu Ouro; Nível II – Troféu Prata; Nível III – Troféu Platina; e Nível IV – Troféu Diamante.

A categoria Inovação da Gestão em Saneamento (IGS) distinguirá a melhor prática de gestão relacionada aos critérios de avaliação do PNQS, em seus cinco níveis. As finalistas e a vencedora dessa categoria serão divulgadas durante a cerimônia de premiação, em 25 de novembro.

Mesmo tendo verificado melhora nos índices de cobertura dos serviços de abastecimento de água (86%), coleta de esgoto (64,4%) e coleta de lixo (90,5%), em todo o Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios 2013 divulgada em setembro passado pelo IBGE, o setor de saneamento aposta fortemente na melhoria da gestão de processos, obras e recursos para chegar à universalização de seus serviços.

Cassilda Teixeira, presidente do PNQS e entusiasta do prêmio desde a primeira edição, considera a aplicação de ferramentas eficazes de gestão fundamental para o alcance da universalização dos serviços em prazos bem menores do que os previstos por estudos oficiais. “Recursos financeiros sozinhos não garantem a expansão dos serviços. É necessário investir com qualidade, tendo como foco na universalização sustentável do atendimento à população. Independentemente de quem ganhe as eleições presidenciais, tem que se ter em mente a melhoria da gestão do setor. Caso contrário, os recursos serão, certamente, mal empregados”, avalia.

A entrega dos troféus será no dia 25 de novembro, em Belo Horizonte (MG), na Serraria Souza Pinto, Avenida Assis Chateaubriand, 809, Centro.
Vencedoras do PNQS 2014
NÍVEL B – Troféu Cobre

– CASAL – AL – Unidade de Negócio Farol

– SANESUL – MS – Regional Pantanal Corumbá

NÍVEL I – Troféu Bronze

– CAGECE – CE- Unidade de Negócio Bacia do Banabuiú

– DAAE Araraquara – SP – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara

– ODEBRECHT Ambiental – BA – Odebrecht Ambiental Jaguaribe S.A.

– SANEPAR – PR -Gerência Geral Noroeste

– SABESP – SP – Unidade de Negócio Vale do Paraíba

– SANESUL – MS – Unidade de Coxim da Regional Norte

NÍVEL II – Troféu Ouro

– SANEPAR – PR – Unidade Regional de Paranavaí

– SABESP – SP – Unidade de Gerenciamento Regional Mooca

– SABESP – SP – Unidade de Gerenciamento Regional Interlagos

NÍVEL II – Troféu Prata

– CAGECE – CE – Unidade de Negócio Metropolitana Leste

– CESAN – ES – Companhia Espírito Santense de Saneamento

– ODEBRECHT Ambiental – SP – Odebrecht Ambiental Mauá S.A.

– SANESUL – MS – Unidade de Naviraí da Regional Cone Sul

– SANEPAR – PR – Unidade Regional de Maringá

– SABESP – SP – Unidade de Gerenciamento Regional São Mateus

NÍVEL III – Troféu Platina

– SABESP – SP – Unidade de Gerenciamento Regional de Santo Amaro

NÍVEL IV – Troféu Diamante

– COPASA – MG – Companhia de Saneamento de Minas Gerais

 

Contatos com Velma Corrêa pelos telefones 21 98757.0954 e 21 2229.76351 –  das 9h às 14h, ou pelo e-mail [email protected]

 

Assessoria de Imprensa do PNQS
Tel.: 21 98757.0954

 

Últimas Notícias: