saneamento basico

Sanesul completa 37 anos com melhoria contínua dos serviços prestados

São produzidos anualmente 9,2 bilhões de litros de água para 1.352.352 sul-mato-grossenses.

Ao longo dos anos, a história da Sanesul foi marcada por muitas conquistas que, através do aumento progressivo do saneamento no Estado, se traduziram em mais saúde e qualidade de vida para a população.

Criada em 26 de janeiro de 1979 por meio do Decreto Estadual nº 071/79, hoje a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) completa 37 anos. Ao longo dos anos, a história da empresa foi marcada por conquistas que, através do aumento progressivo do saneamento no Estado, se traduziram em mais saúde e qualidade de vida para a população.

Se quando a Empresa foi criada, após a divisão do Estado, atuava em 17 localidades, com um total de 52.200 ligações de água e esgoto, hoje a Sanesul atende 123 localidades com abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, sendo 68 municípios e 55 distritos. São produzidos (captados, tratados e distribuídos para a população) anualmente 9,2 bilhões de litros de água para 1.352.352 sul-mato-grossenses. Ao todo, são mais de 525 mil ligações de água e 142 mil ligações de esgoto, perfazendo um índice de 99,5% de cobertura de água e 43% de cobertura de esgoto.

Além disso, visando a preservação do meio ambiente e assim, o desenvolvimento sustentável, a Sanesul desenvolve trabalho de educação ambiental em todas as localidades onde atua. Em 2015, somando palestras, concurso de desenho, distribuição de materiais educativos, blitz nas ruas, plantio e distribuição de mudas de árvores nativas, visitas à estações de tratamento de água da Empresa entre outras ações atingiram 80 mil pessoas, sem contar as ações de coleta de lixo das margens dos rios do Estado.

E o trabalho em prol da saúde da população não para. A Sanesul também confeccionou este mês de janeiro mais de 500 mil cartilhas educativas para distribuir para as famílias sul-mato-grossenses, e assim contribuir com a campanha realizada pelo Governo do Estado de combate ao mosquito Aedes aegypt, para evitar a transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika.

Reconhecimento dos resultados

O desempenho da Sanesul, por meio do trabalho realizado pelos cerca de 1.300 funcionários em todo o Estado, foi reconhecido com importantes prêmios e certificados, entre eles o Prêmio Gespública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização) em 2008; Certificação de Acreditação do Laboratório Central da Empresa pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), reconhecimento formal da qualidade das análises laboratoriais, com parâmetros aceitos no mundo todo e Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento em 2012 e 2013

Além disso, a Revista Exame classificou a Sanesul como a terceira maior empresa de Mato Grosso do Sul e a 74ª do Centro-Oeste em 2011, a revista IstoÉ Dinheiro rankeou a Sanesul em primeiro lugar entre as empresas de saneamento de médio porte, e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que Mato Grosso do Sul é o estado com o menor índice de internações hospitalares causadas por doenças veiculadas pela água, no final de 2013.

História

Com a divisão do estado de Mato Grosso e a cisão patrimonial da Sanemat (Empresa de Saneamento de Mato Grosso), a Sanesul iniciou suas operações atendendo 17 cidades, com um total de 52.200 ligações de água e esgoto.

As cidades operadas eram: Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jardim, Jateí, Ladário, Miranda, Paranaíba, Ponta Porã e Porto Murtinho.

Ao final de 1979, ano de sua criação, a Sanesul já contava com 66.360 ligações e com mais duas cidades em operação: Caarapó e Rio Negro.

A partir do Planasa (Plano Nacional de Saneamento), instituído pelo Banco Nacional da Habitação na década de 70, cujo principal objetivo era aumentar o nível de cobertura em abastecimento de água no Brasil, a Sanesul, captando recursos desse programa, fechou o ano de 1982 com 59 cidades em operação e 118.890 ligações de água e 24.088 de esgotos.

De lá para cá, com a incorporação de novas localidades, são operados atualmente 68 municípios e 55 distritos.

Fonte: A Crítica
Foto: Divulgação/Sanesul

Últimas Notícias: