saneamento basico

Sanesul apresenta projeto para explorar saneamento e água por mais 30 anos

A prefeita Délia Razuk recebeu nesta terça-feira (19) o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, e técnicos da empresa de saneamento de MS, que explicaram para a chefe do executivo e secretários municipais, detalhes do plano de investimentos para Dourados nos próximos anos.

Carneiro Junior disse que o governador Reinaldo Azambuja tem interesse em renovar o contrato com o município para exploração dos serviços de água e esgoto e dar continuidade nos investimentos que fez no município nos últimos cinco anos. O contrato encerra este ano e a Sanesul almeja explorar o serviço por mais 30 anos.

Segundo o presidente da estatal, o Plano de Investimentos prevê expansão da rede de água, “próximo já da universalização” e do sistema de esgotamento sanitário. Entre os investimentos está a perfuração de poços e a construção de reservatório com capacidade para 3 milhões de litros de água, na região do bairro Monte Carlo, próximo à Perimetral Norte, que custaria em torno de R$ 7 milhões, e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, que estava prevista parta acontecer até 2028, “mas está sendo antecipada devido a expansão da cidade, com vários novos loteamentos”.

Alternativas diante do encerramento do atual contrato

A prefeita Délia observou que há três alternativas, diante da proximidade de encerramento do atual contrato com a estatal de saneamento – a renovação, a municipalização e a abertura de processo licitatório para a exploração dos serviços. “Temos muito interesse em conversar com o governo. Estamos abertos ao diálogo e este foi o primeiro passo”, disse a prefeita, solicitando que a Sanesul encaminhe uma carta de intenções manifestando o interesse na renovação.

A gestão municipal também quer do governo o compromisso com questões ambientais, principalmente na preservação de nascentes.

Uma nova reunião está marcada para a tarde de sexta-feira, em Campo Grande, quando equipes de engenharia, água, esgoto, ambiental e jurídica da Sanesul aprofundarão no detalhamento de projetos.

Participaram da reunião, além da prefeita, o procurador-geral do município, Sergio Henrique Martins Araújo, o diretor-presidente do Imam, Fabiano Costa, o assessor especial Alexandre Mantovani, e os secretários Carlos Dobes (Planejamento) e Paulo Cesar Nogueira Junior (Fazenda), todos designados pela prefeita para compor comissão, sob coordenação de Nogueira, responsável para avaliar as tratativas com o governo acerca do contrato com a Sanesul.

Fonte: Dourados agora.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »