saneamento basico

Semadur e Águas Guariroba renovam parceria

As fiscalizações dos programas Córrego Limpo e Ambiente Limpo serão intensificadas pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). O grupo de trabalho foi apresentado na última sexta-feira, 18, durante a renovação da parceria entre o órgão ambiental e a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Campo Grande.

O Programa Córrego Limpo promove uma rede de monitoramento da qualidade da água e combate às fontes de poluição. Já o Programa Ambiente Limpo visa fiscalizar o uso indevido de poços. De acordo com o diretor do Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Semadur, Salvador Barbosa Irala, as fiscalizações e monitoramentos dos programas serão reforçadas. “Esta equipe nova só irá trazer mais qualidade e volume ao trabalho que a secretaria já faz”, destacou.

Quatro trabalhadores administrativos, um engenheiro e dois agentes de saneamento passam a integrar a equipe da Semadur nesta nova fase. “A questão do saneamento interessa muito ao município, mas também é muito importante para a concessionária. Somando esforços a gente consegue avançar mais”, avaliou Irala.

A gerente comercial da Águas Guariroba, Ana Paula Molina, explica que ação da Semadur nas fiscalizações é importante porque evita o uso da fossa em locais que contam com a rede de esgoto disponível e os poços, fazendo cumprir a legislação ambiental. “Não é só fiscalizar, é orientar o morador. Com isso, contribuímos para preservar o meio ambiente, preservar os nossos córregos, fazer o uso consciente da água, que é um bem de todos”, comentou.

No Programa Córrego Limpo, a Águas Guariroba é a responsável pelas análises dos parâmetros que medem o índice de qualidade da água, como: ph, turbidez, DBO, coliformes termo-tolerantes, fósforo, nitrogênio total, oxigênio dissolvido, temperatura e sólidos totais. As coletas e análises são feitas pela equipe do laboratório de efluentes da estação de tratamento de esgoto Los Angeles. As informações sobre a qualidade da água são divulgadas para a população através de placas instaladas ao longo dos córregos. São monitorados 80 pontos estratégicos nas bacias do Anhanduí, Bálsamo, Bandeira, Botas-Coqueiro, Gameleira, Imbirussu, Lageado, Lagoa, Prosa e Segredo.

O Programa Ambiente Limpo combate a utilização dos poços irregulares na Capital. Atualmente, mais de 29 mil poços são utilizados em Campo Grande, mesmo com a rede pública de abastecimento chegando a 99,8% da população.

Fonte: A Crítica
Foto: Divulgação

Últimas Notícias: