saneamento basico

Timon e empresa privada oficializam concessão de serviços de água e esgoto

A Prefeitura de Timon oficializou na noite desta quarta-feira, 29, o início da gestão da concessionária Águas de Timon, do grupo Aegea, que vai substituir o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), companhia pública que até então era responsável pelos serviços de abastecimento d’água e saneamento básico na cidade maranhense.

Além do prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), o evento também contou com a presença do presidente da concessionária, Renato Médicis, de gestores municipais e de executivos da empresa.

Médicis anunciou que a Águas de Timon pretende realizar investimentos da ordem de R$ 180 milhões nos próximos anos. Com isso, a empresa promete universalizar o abastecimento d’água na cidade dentro de um ano, e estender o saneamento para todas as residências em, no máximo, nove anos.

Durante o evento, Luciano Leitoa e outros gestores da Prefeitura de TImon explicaram os motivos que levaram a atual gestão a transferir os serviços de água e esgoto para uma concessionária.

Eles apontaram quatro fatores principais: o alto índice de inadimplência dos consumidores, que chega a 80%; a baixa taxa de investimento real, que ficou em 1,54% no ano passado; o elevado índice de perdas, de até 70%; e o alto custeio do sistema.

O prefeito reconheceu que o município levaria décadas para universalizar os serviços de abastecimento e de saneamento na cidade – metas que a concessionária promete atingir em menos de dez anos.

Atualmente, o SAAE possui capacidade produzir 450 litros de água por dia para cada habitante. Ainda assim, muitos moradores da cidade ainda não possuem acesso ao serviço de abastecimento, o que ocorre, em parte, por conta do elevado desperdício e pela gestão deficiente do sistema.

Alto custeio – Para comprovar as dificuldades enfrentadas pelo SAAE, os gestores expuseram dados alarmantes da empresa.

No ano passado, por exemplo, 39,64% das despesas da empresa corresponderam exclusivamente aos gastos com energia elétrica. O pagamento de pessoal e de encargos, por seu turno, representou 37,12%, enquanto a manutenção consumiu 15,70% do montante. Sobrando apenas 7,54% dos recursos para investimentos.

Deduzindo do investimento total a inflação acumulada no período, de 6,41%, conclui-se que o investimento real realizado pelo SAAE ficou em apenas 1,54% no ano de 2014.

Grupo Aegea – Contando com a nova concessão dos serviços de água e esgoto de Timon, o grupo Aegea passa a atender 2,7 milhões de pessoas, espalhadas por 38 municípios de oito Estados.

O grupo possui mais de 2.200 colaboradores, e sua participação no setor privado de saneamento e abastecimento correspondeu a 17% do mercado, no ano de 2014.

 

 

 
Fonte: Portal O Dia

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »