Trabuco afirma crescimento no Brasil passa por concessões de infraestrutura e confiança na economia

O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, afirmou que a agenda de crescimento do Brasil nos próximos anos passa pelo calendário de concessões de infraestrutura, casado com a retomada da confiança na economia.

“Este não é um ano de comemorarmos o PIB. Este é um ano de comemorar o equacionamento da política monetária e fiscal para podermos crescer na frente”, disse o executivo, em evento de comemoração do aniversário de 15 anos do Valor, realizado na noite desta segunda-feira em São Paulo. “Essa agenda de crescimento pode ser perseguida principalmente pelo calendário de concessões”, afirmou.

Para ele, o programa de concessões deve acontecer “em uma outra realidade”. “Aquilo que foi o modelo de concessões adotado anteriormente não será possível de continuar, com dinheiro só do BNDES”, disse. Para ele, contudo, há espaço para “programas de concessão que estejam bem ajustados, principalmente na taxa de retorno”, disse.

Sobre a fonte desse financiamento de longo prazo, o executivo acredita ser possível uma combinação entre recursos de investidores locais, em especial fundos de pensão, com o de investidores estrangeiros para viabilizar os projetos. “É possível consorciarmos capitais privados nacionais — e os bancos vão financiar um pouco a alavancagem de investidores brasileiros — com investidores internacionais de seus países de origem com baixa taxas de juros.”

Na visão de Trabuco, a agenda positiva de crescimento para o Brasil nos próximos anos passa, por exemplo, por uma “modernização da política externa, que leve em conta os interesses de exportadores”. Segundo ele, é importante firmar acordos bilaterais, em especial com países que não dão reciprocidade de condições para empresas brasileiras.
Fonte: Valor Econômico

Últimas Notícias: