saneamento basico

Vereadores vão a Campo Grande (MS) conhecer modelo de parceria para abastecimento de água e saneamento

A comitiva que foi a Campo Grande na última sexta-feira (23) viu de perto como funciona a Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura Municipal e a concessionária teve acesso às instalações do centro de controle e operações da Águas Guarirobas, a concessionária que usa tecnologia israelita. “É um modelo já testado no Brasil e com tempo suficiente para nós termos uma visão dos seus resultados, benefícios e desafios. A visita nos permite uma visão mais clara sobre a dimensão do empreendimento e se Timon poderia se beneficiar com um modelo semelhante”, afirmou Luciano Leitoa. Ele destacou que “temos que pensar em soluções não apenas para a cidade que temos hoje, mas para a cidade que teremos nas próximas décadas, com o crescimento populacional”.

O problema de falta d’água assola Timon há muitos anos. Já teve época em que a cidade era servida por chafarizes. Hoje, com o crescimento da cidade é obrigatório se pensar num moderno sistema de abastecimento de água para servir a população com eficiência.

A_G-Edi_Vasconelos-7

Timon também padece de uma implantação mal planejada e mal executada de esgotamento sanitário que causou prejuízos ao município através de aberturas de valas nas ruas e a falta de um serviço de qualidade por parte das empresas que na época se habilitaram, deixando assim o município numa situação tão complicada que o Ministério das Cidades solicitou a devolução de R$ 23 milhões e a cidade permaneceu com 0% de tratamento de esgoto.

Prefeituras e PPPs

A idéia da PPP é uma concessão feita a um parceiro privado que realiza os investimentos necessários para a prestação do serviço público, sendo estes investimentos, posteriormente, incorporados ao patrimônio do ente público, no caso, a autarquia municipal responsável pelo sistema de abastecimento de água da cidade. Assim também é o caso dos funcionários, eles têm o direito de escolher se ficam na empresa ou se assim desejar serem remanejados para outro local do setor público municipal. Na maioria dos municípios brasileiros, essas autarquias são chamadas de Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.

Além do prefeito Luciano Leitoa, o diretor presidente do SAAE, engenheiro Richard França, o diretor técnico, engenheiro Marco Antônio, o secretário de Relações Institucionais, Jair Mayner também estiveram visitando as instalações da empresa Águas Guarirobas, os vereadores Uilma Resende, Dr.Torquato, Kennedy Gedeon, Biú, Dr. Itamar Barbosa, Zé Carlos Assunção, Goleiro Branco, Neto Peças, Kaká do Frigo Sá, Raimundo Novaterra, Juarez Moraes, Celso Tacoani e Leandro Bello.

Fonte: http://www.portalgaditas.com.br/

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »