saneamento basico
Expansão Saneamento Básico

Estudo analisa impacto da expansão do saneamento básico no desenvolvimento socioeconômico brasileiro

Expansão Saneamento Básico

A dissertação de Mestrado Profissional em Economia e Finanças (MFEE) da FGV EPGE, realizada pela ex-aluna, Clleo Gonçalves da Silva Pires e elaborada no contexto das mudanças introduzidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico, examina a evolução histórica e legislativa do saneamento no país, destacando a importância de serviços eficientes de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O estudo dimensiona, usando de dados históricos e atuais, uma lacuna na cobertura de saneamento básico que afeta não apenas a saúde da população, mas também o desenvolvimento econômico.

Ademais a pesquisa enfatiza que investimentos adequados no setor poderiam gerar retornos econômicos relevantes, corroborando essa tese com evidências de estudos nacionais e internacionais.

LEIA TAMBÉM: Os desafios para lidar com as toneladas de lixo jogadas nos oceanos

Contudo utilizando modelos de regressão linear múltipla, a pesquisa fornece estimativas sobre os benefícios potenciais da expansão dos serviços de saneamento, proporcionando dimensionar os ganhos socioeconômicos envolvidos. Para tanto, a pesquisadora foca em discutir os impactos sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), além de abordar a incidência de doenças relacionadas à falta de saneamento.

Expansão Saneamento Básico

Portanto o trabalho, portanto, contribui para o debate sobre saneamento básico no Brasil ao combinar uma revisão histórica com análises estatísticas, iluminando as deficiências atuais do setor e apontando caminhos para o futuro. Segundo a dissertação ressalta a necessidade de políticas públicas eficazes e investimentos sustentáveis para garantir que todos os brasileiros tenham acesso a serviços essenciais de água e esgoto, fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do país.

LEIA TAMBÉM: Especialistas defendem medições integradas de emissões de efeito estufa nas fazendas

Em conclusão para ler a dissertação na íntegra, clique aqui.

Fonte: FGV.

Últimas Notícias: