saneamento basico

3 mil metros de canos já foram substituídos por Corsan

A Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) de Santa Cruz do Sul já substituiu cerca de três mil metros de encanamentos na área central da cidade. As obras de modernização da rede de abastecimento atualmente interditam calçadas das ruas Marechal Deodoro e Pita Pinheiro, mas nas próximas semanas devem retornar ao Bairro Goiás — onde começaram em fevereiro. Até dezembro a previsão é de que 8.402 metros de tubos subterrâneos estejam renovados nesta primeira etapa do Plano Emergencial da companhia no município.

A primeira leva de novos tubos de PVC já foi instalada na Rua Capitão Fernando Tatsch. A segunda trouxe obras às ruas Thomas Flores, Marechal Deodoro e Pita Pinheiro. Agora, conforme o gerente da Corsan em Santa Cruz, Armin Haupt, os trabalhadores de uma equipe terceirizada contratada pela companhia voltam ao Goiás para seguir o cronograma estabelecido no plano. “Estas melhorias visam dar um fim aos problemas de pressão e perda de água nestes locais”, explica. A causa dos danos nas redes subterrâneas são os tubos antigos, que resultam no aparecimento de vazamentos de difícil identificação.

E são estes tubos que estão sendo substituídos ou atualizados por novas estruturas em um investimento que, segundo Armin, se aproxima de R$ 1 milhão. As obras começaram a ser realizadas nas calçadas e, após reclamações de moradores, foram transferidas em alguns pontos para o meio-fio, facilitando o trabalho e atrapalhando menos a população. Para o gerente, sempre que for possível essa nova prática será mantida. “Nessa primeira etapa, que se estende até dezembro, a maioria ainda será feita nas calçadas, por questões estruturais. Mas já estudamos a transferência para o meio fio em obras futuras.”

 

 

 

 

Fonte: Gaz

Últimas Notícias: