saneamento basico

Aberto edital para concessão de tratamento de água e esgoto em Ubá

Início da concorrência pública será no dia 19 de novembro. Validade é de 35 anos.

A Prefeitura de Ubá divulgou o edital de concorrência pública para concessão dos serviços de abastecimento de água potável e tratamento de esgoto sanitário. Segundo a Prefeitura, com a nova concorrência, a previsão é de que, em cinco anos, 85% do esgoto do município seja coletado e tratado.

A entrega dos envelopes e abertura do processo de habilitação será no dia 19 de novembro, às 14h, no salão de reuniões da Prefeitura. Os serviços chegarão também aos distritos de Diamante, Ubari, Miragaia e na comunidade da Colônia Padrão Damião. A concessão será válida por 35 anos.

Segundo a Prefeitura, o edital analisará a melhor proposta considerando o menor valor de tarifa e a melhor técnica. O documento está disponível no site da administração municipal.

O contrato com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) terminou em fevereiro de 2014, depois de quatro décadas de vigência, mas precisou ser prorrogado porque a Prefeitura não poderia abrir licitação antes de preparar e apresentar um plano de gestão dos serviços. O plano foi discutido em audiências públicas e aprovado pela Câmara de Vereadores em 11 de março de 2015.

Em 31 de março deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Ubá, em que pedia que o Executivo começasse a tratar o esgoto da cidade, atualmente despejado no Rio Ubá. Segundo o MP, havia um inquérito aberto desde 2008 pedindo medidas para tratamento e remoção do esgoto.

O G1 tentou contato com a Prefeitura para pegar mais detalhes sobre o caso, mas as ligações não foram atendidas já que é feriado na cidade.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Governo de Minas Gerais levanta R$ 8,4 bi com privatização da Copasa (1)

Enquanto a Espanha passa anos debatendo sem chegar a uma decisão, a França dá um exemplo ao transformar estações de tratamento em uma reserva estratégica para fortalecer os reservatórios

A escassez hídrica exige soluções inovadoras e eficientes em todo o continente europeu. Diante da crise atual, o território francês adota medidas avançadas para reaproveitar recursos hídricos descartados, mitigando os impactos severos da falta de água e garantindo o abastecimento seguro da população.

Leia mais »
Novas tecnologias ampliam tratamento de esgoto em estação que atende moradores das zonas norte e leste de São Paulo

Novas tecnologias ampliam tratamento de esgoto em estação que atende moradores das zonas norte e leste de São Paulo

São Paulo, 11 de junho de 2026 – A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque Novo Mundo, na capital paulista. Passa por um “upgrade tecnológico” que contribuirá com a ampliação do tratamento em 148% – de 2,5 milhões para 6,2 milhões de litros por segundo. Com novos equipamentos e processos, a ETE, inaugurada há 28 anos, poderá crescer sem aumentar a área de 190 mil metros quadrados que ocupa na zona norte de São Paulo, uma das mais adensadas da capital.

Leia mais »