Aberto edital para concessão de tratamento de água e esgoto em Ubá

Início da concorrência pública será no dia 19 de novembro. Validade é de 35 anos.

A Prefeitura de Ubá divulgou o edital de concorrência pública para concessão dos serviços de abastecimento de água potável e tratamento de esgoto sanitário. Segundo a Prefeitura, com a nova concorrência, a previsão é de que, em cinco anos, 85% do esgoto do município seja coletado e tratado.

A entrega dos envelopes e abertura do processo de habilitação será no dia 19 de novembro, às 14h, no salão de reuniões da Prefeitura. Os serviços chegarão também aos distritos de Diamante, Ubari, Miragaia e na comunidade da Colônia Padrão Damião. A concessão será válida por 35 anos.

Segundo a Prefeitura, o edital analisará a melhor proposta considerando o menor valor de tarifa e a melhor técnica. O documento está disponível no site da administração municipal.

O contrato com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) terminou em fevereiro de 2014, depois de quatro décadas de vigência, mas precisou ser prorrogado porque a Prefeitura não poderia abrir licitação antes de preparar e apresentar um plano de gestão dos serviços. O plano foi discutido em audiências públicas e aprovado pela Câmara de Vereadores em 11 de março de 2015.

Em 31 de março deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Ubá, em que pedia que o Executivo começasse a tratar o esgoto da cidade, atualmente despejado no Rio Ubá. Segundo o MP, havia um inquérito aberto desde 2008 pedindo medidas para tratamento e remoção do esgoto.

O G1 tentou contato com a Prefeitura para pegar mais detalhes sobre o caso, mas as ligações não foram atendidas já que é feriado na cidade.

Fonte: G1

Últimas Notícias: