saneamento basico
conservacao-agua-fontes-alternativas-edificacoes

ABNT publica novas normas para conservação e uso de fontes alternativas de água em empreendimentos

Lançamento será realizado em evento nos dias 26 e 27 de novembro

As normas ABNT NBR 16782 e ABNT NBR 16783 serão apresentadas no Seminário: Conservação de água e Uso de fontes alternativas em edificações – diferencial competitivo para empreendimentos a ser realizado nos dias 26 e 27 de novembro no auditório do Seconci-SP. O evento é uma realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo – SindusCon-SP em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes-SP, Seção São Paulo, a Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais – Abrasip, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, o Centro Internacional de Referência em Reúso de Água da Universidade de São Paulo – CIRRA USP, e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – Fecomercio-SP.


PARTICIPE: CURSO DE LODOS ATIVADOS, MBR E MBBR – FUNDAMENTOS DOS PROCESSOS E ASPECTOS OPERACIONAIS.


Coordenada pelo SindusCon-SP, as normas elaboradas no âmbito do CB-002 Comitê Brasileiro da Construção Civil trazem diretrizes para projeto, uso, operação e manutenção de edifícios que tenham requisitos de sustentabilidade ou busquem certificações ambientais. Podem ser utilizadas também em edifícios existentes que realizem ações para melhoria da gestão da água.

No evento, as normas serão apresentadas pelo projetista Milton Gomes da ABRASIP e pelo professor José Carlos Mierwza da CIRRA USP, e exemplos práticos de atendimento às normas serão feitos por especialistas e construtoras.

A CBIC – Câmara Brasileira da Construção Civil e o SindusCon-SP irão lançar o Guia Orientativo que trará indicações para a aplicação destas normas e também da norma de água de chuva que foi revisada em 2019.

A Caixa Econômica Federal irá apresentar os requisitos relacionadas à conservação da água do novo Selo Caixa Mais Azul, selo este que contempla os conceitos da Pegada Hídrica, outro tema do Seminário.

REALIZE SUA INSCRIÇÃO PARA O SEMINÁRIO

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »