saneamento basico

(AC) Governador inaugura ETA II de Brasileia

Num dia que entrou para a história de Brasileia, o governador Tião Viana inaugurou na manhã desta quinta-feira, 12, a Estação de Tratamento de Água II do município (ETA II), que abastecerá não só toda a cidade, como em breve também parte da vizinha Epitaciolândia. Com capacidade de tratar 90 litros de água por segundo, a ETA é sozinha capaz de dar conta da necessidade de água de Brasileia pelos próximos 20 anos.

Com recursos próprios oriundos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o investimento na ETA feito pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) foi de mais de R$ 2 milhões. “Esse é um avanço verdadeiro na qualidade de vida da população de Brasileia. Com água limpa e de qualidade chegando às suas casas, a saúde melhora, as crianças ficam menos suscetíveis a doenças e a população tem apenas a comemorar“, ressalta o governador Tião Viana.

Segundo o diretor do Depasa, Felismar Mesquita, a ETA não foi o único investimento. “Com o programa Ruas do Povo, aumentamos em 20 quilômetros a rede de distribuição de água de Brasileia. Já estamos fazendo licitação para aumentar a rede até Epitaciolândia, além do programa de abastecimento ser 24 horas por dia“, completa.

Para moradores de Brasileia como Francisco Artrolos, o município está vivendo um novo momento. “Hoje Brasileia é outra. A gente carregava água na carroça de boi. Agora eu estou com ela chegando em casa. Eu tenho muito a agradecer ao governador“, conta o morador.

Fonte: Agência Notícias do Acre
Veja mais: http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/governo/28906-governador-inaugura-eta-ii-de-brasileia.html

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »