saneamento basico
agua

Como a agricultura pode ser mais eficiente no uso da água?

Agricultura como o setor que mais consome água

Segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos (FAO), a agricultura é o setor que mais consome água, chegando a consumir 70% de toda água utilizada no planeta. E no Brasil isto não é diferente. De acordo com a Embrapa, a irrigação é a maior responsável por esta demanda de água e o país conta com uma área irrigável de 6,95 milhões de hectares (Agência Nacional de Águas).

O segmento agropecuário contribui de forma bastante significativa para o PIB do Brasil e por isso é necessário buscar alternativas para um eficiente planejamento e utilização da água, mas sem comprometer a produtividade, isto é possível?


LEIA TAMBÉM: IRRIGAÇÃO E COMPETIÇÃO PELO USO DA ÁGUA


Como Fazer o Uso Eficiente da Água?

“A eficiência no uso da água pode auxiliar na resolução dos problemas de escassez, diminuir conflitos entre usuários e aumentar, estabilizar e garantir a produção” dizem os autores Faggion et la. (p. 187, 2009), o que é uma verdade: fazer o uso adequado de água na agricultura pode evitar vários contratempos. Porém, o uso eficiente da água pode variar de região para região. Em regiões áridas e semi-áridas, por exemplo, o uso é diferente em relação a regiões mais úmidas, sendo assim características do local, clima, condições econômicas e sociais devem ser consideradas para qualquer planejamento e gestão do uso da água na agricultura.

A pesquisa e tecnologia são dois fatores-chave. Pesquisas por espécies que tenham mais resistência à seca, pesquisas que envolvam a modelagem e simulação da relação água – planta são dois exemplos importantes nesta área. Além disso, a implantação de técnicas de irrigação mais sustentáveis ou que contribuam para a redução de água neste setor também é necessária, como a técnica chamada “técnica de irrigação deficitária” (Embrapa).

Nesta técnica a demanda hídrica da planta não é plenamente atendida, somente o mínimo. O sucesso desta técnica está no manejo adequado do potencial de água no solo e isto é alcançado com ajuda de sensores, medição do fluxo de seiva das plantas e constante o monitoramento climático. Outras alternativas são a utilização de irrigação por microaspersão e gotejamento, sistemas de irrigação que são bastante eficientes na redução do volume de água (Embrapa).

Meio Ambiente

O reflorestamento e a conservação das matas ciliares são também necessários, pois auxiliam e muito na disponibilidade hídrica.

Adicionalmente, é preciso capacitar os produtores, pois o conhecimento diário do cultivo associado a boas técnicas de plantio e manejo podem resultar em inovações para o setor e contribuir para a economia de água no campo.

Fonte: Água Sustentável. 


NOTÍCIAS DO DIA: CACHOEIRO/ES SE DESTACA NO PAÍS COM MAIS DE 98% DO ESGOTO TRATADO

NOTÍCIAS DO DIA: TCE JULGA IRREGULAR CONTRATO SEM LICITAÇÃO PARA GESTÃO DE RESÍDUOS DE SAÚDE EM PIRACICABA/SP

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »