saneamento basico

(AL) Nova estação de tratamento vai atender 70% da cidade de Arapiraca

O governador Teotonio Vilela Filho, acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, e do presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, visita, a partir das 10h desta quinta-feira (20), a Estação de Tratamento de Água (ETA) do novo sistema adutor do Agreste. A unidade fica localizada na rodovia AL-115, na saída de Arapiraca para Igací, nas proximidades do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Quando estiver concluída, a ETA vai possuir capacidade de atender a aproximadamente 70% da demanda de água do município de Arapiraca. Somada ao sistema adutor existente, o sistema coletivo do Agreste proporcionará água em quantidade suficiente para atender à demanda dos 10 municípios, beneficiando 400 mil pessoas.

Isto significa que a instalação da ETA possibilitará o desenvolvimento e crescimento econômico da região, em especial do município de Arapiraca, uma vez que também vai garantir água para novos empreendimentos”, frisou o presidente da Casal, Álvaro Menezes.

A construção da ETA, da nova adutora e da estação de captação, às margens do rio São Francisco, no município de Traipu, faz parte de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Casal e a CAB Águas do Agreste, com investimentos de R$ 143 milhões. Essa PPP também permite a realização de melhorias no atual sistema, que tem captação em São Bras.

O novo sistema, conforme informou o gestor do contrato da PPP do Agreste, Tácito Castelo Branco, vai dobrar a produção de água do sistema coletivo da região, que passará de 1.500m³/h para 3.000m³/h, acabando com o rodízio no abastecimento.

De acordo com o gerente técnico-operacional da CAB, Paulo Sérgio Clé, as obras da nova ETA já estão 30% executadas e empregam atualmente 60 colaboradores, que trabalham em turnos diários de nove horas. Segundo ele, a partir de 5 de março, os trabalhos acontecerão em dois turnos com o incremento de mais profissionais.

A ETA de Arapiraca está sendo executada no sistema modular e é pré-fabricada nas instalações dos nossos fornecedores, sob nosso rigoroso acompanhamento. Este processo confere a montagem/execução da ETA grande rapidez. Durante os próximos vinte e cinco dias, se dará o grande avanço, pois é quando será montada a planta de tratamento, bem como os acessórios que consistem em sistema de lodo, produtos químicos e estruturas de concreto pré-moldadas”, detalhou o gerente da CAB.

Ele explicou ainda como a nova ETA vai funcionar. “Ela é do tipo convencional de fluxo contínuo, o tratamento da água inicia com processo de coagulação, adição de sulfato de alumínio, floculação, decantação, filtração e desinfecção. Está última etapa conta com a adição de cloro gasoso. Este tratamento, considerando as condições da água bruta, garante a entrega de uma água de qualidade, dentro dos parâmetros de potabilidade determinados pelo Ministério da Saúde e organismos internacionais”.

A água tratada produzida pela ETA será interligada, através da construção de uma adutora de 700mm/500mm com aproximadamente 5 km de extensão, ao sistema de distribuição existente, anel de abastecimento e reservatório de abastecimento (CRD2) da Casal. Estes elementos compõem o sistema de distribuição de água para a população na cidade de Arapiraca.

Fonte: Primeira Edição
Veja mais: http://primeiraedicao.com.br/noticia/2014/02/20/nova-estacao-de-tratamento-vai-atender-70-da-cidade-de-arapiraca

Últimas Notícias: