saneamento basico

ALADYR entrega prêmios ao CIRRA

A ALADYR entregou dois prêmios oriundos do seminário sobre dessalinização, reuso e tratamento de água e efluentes, ocorrido em Maio em Salvador – Bahia.

O evento foi a terceira edição realizada no Brasil e contou com a participação de cerca de 300 pessoas de diversos países como Israel, EUA, Chile, Argentina, Coreia entre outros.

O primeiro prêmio foi uma homenagem póstuma ao professor Ivanildo Espanhol por seu esforço e dedicação ao promover o reúso de forma consciente no Brasil.

O segundo prêmio foi relacionado à apresentação do professor Mierzwa sobre o projeto Conexão Água feita durante o seminário, e que foi eleita uma das melhores, escolhida apenas pelas pessoas que assistiram ao seminário.

Esta premiação corrobora o Termo de Parceria firmado entre ALADYR (Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso), o CIRRA (Centro Internacional de Referência em Reuso de Água) e o PORTAL SANEAMENTO BÁSICO, para o apoio ao projeto Conexão Água, do Ministério Público Federal, que tem como um dos objetivos, a elaboração de uma proposta para a revisão da Portaria Federal 2914/2011 do Ministério da Saúde.

 

Prof. José Carlos Mierzwa – CIRRA USP e Marcelo Bueno- Diretor ALADYR

CLIQUE AQUI e leia a notícia completa

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »
O processo de privatização da Copasa é robusto

O processo de privatização da Copasa é robusto?

Ao final da desestatização da Copasa, surgiram críticas à “robustez” do modelo. Cito algumas: falta de previsão contratual suficiente de metas de universalização e qualidade; ausência de disciplina para áreas socialmente sensíveis; falta de transparência e açodamento na renegociação com os municípios e na regionalização; e erro no modelo de precificação das ações.

Leia mais »