Skip to content
domingo, julho 3, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
  • 8 dos 10 municípios que mais emitem gases do aquecimento global no Brasil estão na Amazônia
  • Os 3 benefícios da medição de água inteligente
  • Emergência oceânica: alerta contra plásticos, pesca predatória e mineração
  • Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Alckmin cogita tratar água do Rio Pinheiros e levar à Billings

  • Geral
  • março 9, 2015

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou ontem, durante inauguração de reservatório no bairro Inamar, em Diadema, que está em curso estudo para limpar as águas do Rio Pinheiros, na Capital, para despejá-las na Represa Billings, no Grande ABC. Ainda em fase preliminar, o projeto pode ser adotado até o fim do ano e serviria para aumentar a capacidade de armazenamento da represa como forma de auxiliar o abastecimento da Região Metropolitana em período de secas e também para reduzir a dependência do Sistema Cantareira.

Em discussão entre Secretaria do Estado de Saneamento e Recursos Hídricos e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a proposta utilizaria técnica de flotagem “aprimorada” para limpeza do Rio Pinheiro antes da transferência à Represa Billings – a flotagem consiste na aglutinação de dejetos para melhor remoção. Seriam transportados 15 metros cúbicos por segundo de água tratada do rio que passa pela Capital ao reservatório localizado na região.

“O doutor Jerson Kelman (presidente da Sabesp) e o doutor Benedito Braga (secretário de Recursos Hídricos) estão estudando fazer tratamento de flotação mais aprimorado para poder bombear o Pinheiros limpo. E teremos ganho duplo: uma parte vai para abastecimento de água e outra para gerar energia elétrica em Henry Borden (localizada em Cubatão, no Litoral). A geração de energia pagaria o investimento”, adiantou Alckmin.

A Represa Billings, na qual está inserido o Sistema Rio Grande, já é utilizada pelo governo do Estado para abastecimento de vários pontos da Região Metropolitana por causa da crise hídrica, que chegou ao seu auge no ano passado, atingindo essencialmente os sistemas Cantareira e Alto Tietê (principais fontes de água para moradores da Capital). Duas cotas de volume morto precisaram ser resgatadas no Sistema Cantareira, em caráter emergencial. Ontem, as cinco represas que atendem 6,2 milhões de pessoas tinham 11,9% da capacidade total.

Alckmin comentou que a Represa Billings tem estoque maior do que todo o Sistema Cantareira. “A Billings é gigante, enorme. Possui 1,2 bilhão de metros cúbicos de água, enquanto todas as represas do Cantareira contam com 972 milhões de metros cúbicos. E ela está em quase 70% da capacidade. O Rio Grande, braço da Billings, é afluente muito importante no abastecimento.”

Benedito Braga classificou como “benefício para todo mundo” a limpeza do Rio Pinheiros e seu bombeamento à Billings. Entretanto, ressaltou que a medida ficaria mesmo somente para o próximo verão.

AUSÊNCIA
O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), não prestigiou Alckmin na inauguração de reservatório no bairro Inamar, gerando clima de mal-estar entre seus secretários municipais e políticos diademenses. Não foi informado onde Lauro estava no momento do ato.

 

Fonte: Diário do Grande ABC

AnteriorAnterior12% dos clientes da Sabesp são multados por maior consumo
PróximoPesquisa revela que água poluída mata mais que AIDS e Câncer de MamaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno

2 min de leitura

Aqui apresentamos uma visão geral da indústria do plástico, os microplásticos como contaminantes no Antropoceno e revisamos a literatura sobre a contaminação por microplásticos em matrizes ambientais brasileiras com suas respectivas metodologias.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

Penetron
paques-logo-home.jpg
bf-dias
logo-bioproj
DENORA
clean environment brasil
suez
Conaut
aquamec
Superbac
logo-netzsch

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.