saneamento basico

Anatel publica regras para evitar interferências entre 4G e TV digital

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou regulamento para que os serviços de televisão digital e de telefonia celular de quarta geração (4G) não gerem interferências entre si, em uma preparação para o leilão da faixa de frequência de 700 MHz para 4G, que deve ocorrer em agosto. Segundo resolução publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, o objetivo do regulamento é reduzir as “eventuais interferências prejudiciais entre os serviços”.

Entre as medidas para a redução das interferências, o documento inclui aplicação de filtros e alteração de potências de transmissão. Entretanto, se os problemas permanecerem, a Anatel afirma que “por iniciativa própria ou solicitação dos envolvidos, atuará no sentido de possibilitar a exploração dos serviços”. A agência não dá mais detalhes sobre o assunto.

O setor de radiodifusão está preocupado com a possibilidade de interferência do 4G na recepção da TV digital em casa. Cada serviço trafega em uma faixa da frequência: a que vai ser leiloada para o 4G é próxima da usada pela TV digital, o que provoca interferências – um serviço invade a faixa do outro.

Fonte: Revista Veja

Leia mais:http://veja.abril.com.br/noticia/economia/anatel-publica-regras-para-evitar-interferencias-entre-4g-e-tv-digital

Últimas Notícias:
São Vicente consegue licença ambiental da Cetesb para central de resíduos após questionamentos

São Vicente consegue licença ambiental da Cetesb para central de resíduos após questionamentos

A Cetesb concedeu licença ambiental prévia para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) São Vicente, da PGV Terraplenagem e Gerenciamento de Resíduos, às margens da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, em São Vicente. O órgão ambiental concedeu o aval após anos de questionamentos judiciais e ambientais sobre o projeto. No entanto, a decisão ainda não autoriza a instalação da central nem o início das atividades.

Leia mais »