saneamento basico

Após chuvas, Cantareira reduz vazão de água em 25% para Campinas, SP

A vazão do Sistema Cantareira para a região de Campinas (SP) foi reduzida em um metro cúbico por segundo, nesta quinta-feira (6), o que significa 25% menos de água para a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). De acordo com a Sanasa, empresa responsável pelo abastecimento e tratamento de esgoto, as chuvas dos últimos dias melhoraram a vazão do Rio Atibaia, que abastece 95% da cidade, e continua decartada a hipótese de racionamento da água.

O percentual de redução na vazão refere-se justamente à quantidade anunciada pelo governo do estado, em 15 de fevereiro, como reforço ao município durante o período de estiagem. De acordo com a Sanasa, a decisão tomada em conjunto pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee) e Agência Nacional de Águas (ANA) não irá prejudicar o município e visa auxiliar o sistema Cantareira – que operou nesta quinta com 15,6% do volume normal e cujo aumento da vazão depende de chuvas na região do Sul de Minas Gerais.

Com a alteração, a bacia dos rios PCJ volta a receber 3 metros cúbicos por segundo do sistema. A Sanasa informou que a vazão do Rio Atibaia na época de estiagem estava em 3,4 metros cúbicos por segundo e, após as chuvas, registrou volume de 12 metros cúbicos por segundo nesta quinta-feira – valor que corresponde a 26,6% do esperado para a época do verão. Campinas tem autorização para captar 4,7 metros cúbicos de água por segundo do rio.

Por causa do baixo nível, a ANA e o Daee também determinaram uma redução da vazão do sistema Cantareira para a região metropolitana de São Paulo, a partir de segunda-feira (10). Neste caso, o volume destinado passará de 30 para 27,9 metros cúbicos por segundo.

Fiscalização
Para evitar o desperdício, a Prefeitura antecipou as ações no período da estiagem por causa da falta de chuva, entre elas, a proibição do uso de água para limpeza de calçadas. Já a Sanasa ampliou o número de canais para receber relatos de mau uso de água na cidade: além do 0800-7721-195, a população pode utilizar os telefones 3735-5770 / 5771 / 5772 e 5773 ou escrever para [email protected].

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/03/apos-chuvas-cantareira-reduz-vazao-de-agua-em-25-para-campinas-sp.html

Últimas Notícias:

Implementação da Tarifa Social de Água e Esgoto avança em municípios onde vivem mais de 156 milhões de brasileiros

a comparação de dados de abril e maio, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) informa que houve o aumento de 154,9 milhões para 156,2 milhões de brasileiros residentes em municípios. Onde a implementação pela Tarifa Social de Água e Esgoto foi iniciada. Segundo a atualização de maio da Lista Positiva da Tarifa Social de Água e Esgoto.

Leia mais »
SBV Ambiental (8)

Implantação de redes coletoras de esgoto: desafios executivos, produtividade e impactos operacionais em um estudo de caso | SBV Engenharia Ambiental

A implantação de redes coletoras de esgoto representa uma etapa fundamental da infraestrutura de saneamento urbano. Embora frequentemente associada apenas à instalação de tubulações, a execução envolve uma cadeia complexa, diretamente influenciada por fatores como profundidade de vala, interferências subterrâneas, presença de água, condições geotécnicas, logística de materiais e produtividade das frentes de obra.

Leia mais »