Após chuvas, Cantareira reduz vazão de água em 25% para Campinas, SP

A vazão do Sistema Cantareira para a região de Campinas (SP) foi reduzida em um metro cúbico por segundo, nesta quinta-feira (6), o que significa 25% menos de água para a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). De acordo com a Sanasa, empresa responsável pelo abastecimento e tratamento de esgoto, as chuvas dos últimos dias melhoraram a vazão do Rio Atibaia, que abastece 95% da cidade, e continua decartada a hipótese de racionamento da água.

O percentual de redução na vazão refere-se justamente à quantidade anunciada pelo governo do estado, em 15 de fevereiro, como reforço ao município durante o período de estiagem. De acordo com a Sanasa, a decisão tomada em conjunto pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee) e Agência Nacional de Águas (ANA) não irá prejudicar o município e visa auxiliar o sistema Cantareira – que operou nesta quinta com 15,6% do volume normal e cujo aumento da vazão depende de chuvas na região do Sul de Minas Gerais.

Com a alteração, a bacia dos rios PCJ volta a receber 3 metros cúbicos por segundo do sistema. A Sanasa informou que a vazão do Rio Atibaia na época de estiagem estava em 3,4 metros cúbicos por segundo e, após as chuvas, registrou volume de 12 metros cúbicos por segundo nesta quinta-feira – valor que corresponde a 26,6% do esperado para a época do verão. Campinas tem autorização para captar 4,7 metros cúbicos de água por segundo do rio.

Por causa do baixo nível, a ANA e o Daee também determinaram uma redução da vazão do sistema Cantareira para a região metropolitana de São Paulo, a partir de segunda-feira (10). Neste caso, o volume destinado passará de 30 para 27,9 metros cúbicos por segundo.

Fiscalização
Para evitar o desperdício, a Prefeitura antecipou as ações no período da estiagem por causa da falta de chuva, entre elas, a proibição do uso de água para limpeza de calçadas. Já a Sanasa ampliou o número de canais para receber relatos de mau uso de água na cidade: além do 0800-7721-195, a população pode utilizar os telefones 3735-5770 / 5771 / 5772 e 5773 ou escrever para [email protected].

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/03/apos-chuvas-cantareira-reduz-vazao-de-agua-em-25-para-campinas-sp.html

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »