saneamento basico

Aterro sanitário de Leme, SP, tem a pior avaliação da Cetesb na região

O aterro sanitário de Leme (SP) recebeu a pior avaliação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) entre as cidades da região, no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos 2013, divulgado na terça-feira (6). A cidade e outros 28 municípios do estado tiveram aterros considerados ‘inadequados’ pelo órgão. A Prefeitura informou que contratou uma empresa especializada para adequação das normas.

Os 91 mil moradores de Leme produzem 76 toneladas de lixo todos os dias, mas somente 7% são reciclados pela cooperativa da cidade. O restante vai para o aterro, que foi considerado um dos piores do Estado de São Paulo.
Para o professor Valdir Schalch, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP, a situação é preocupante. “É a poluição através do líquido do chorume, que sai do aterro e tem contaminação potencial de água subterrânea e água de rios”, disse.

Colaboração
Os moradores podem ajudar se reciclarem o lixo que produzem. O torneiro mecânico Vladimir Penteado faz a parte dele e costuma separar plásticos, papelão, e outros materiais que tem em casa. “E assim vai reciclando. Isso ajuda o meio ambiente. Se todo mundo fizesse isso, ajudaria mais. Tem muita gente que joga no canteiro e não faz nada”, disse

Adequações
A Secretaria de meio ambiente de Leme informou que já esta tomando medidas para solucionar o problema e, no início do ano, contratou uma empresa para fazer adequações.

“Em todo lixo depositado é feita a cobertura, a compactação, a drenagem dos gases, a retirada de chorume, os taludes e toda a composição vegetal. Na próxima inspeção da Cetesb, o índice de qualidade de resíduos vai estar bem acima”, disse a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Cândido de Oliveira.

A Prefeitura informou que está em fase elaboração um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, que prevê aumentar a estrutura da coleta seletiva.

Fonte e Agradecimentos: G1
Veja Mais: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/05/aterro-sanitario-de-leme-sp-tem-pior-avaliacao-da-cetesb-na-regiao.html

Últimas Notícias:
Regulação Hídrica ESG

Regulação hídrica e os desafios ESG

O relatório destaca eixos com impacto direto sobre o setor produtivo: regulação dos usos da água, fiscalização, estrutura tarifária e diretrizes para a prestação dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário.

Leia mais »
Ebook Gestão Pública Sustentável

E-book: Gestão Pública Sustentável

O mundo atravessa um período de rápidas transformações socioeconômicas, ambientais, tecnológicas e culturais, acompanhadas por intensa urbanização e pela forte sensação de que há uma crise de governança e de valores para alcançar uma visão de futuro capaz de enfrentar os desafios que se colocam neste ritmo acelerado.

Leia mais »