saneamento basico

Bairros de Petrolina têm problemas de esgoto e abastecimento de água

As obras das estações de abastecimento e esgotamento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que estão sendo construídas em Petrolina, Sertão pernambucana, estão em atraso. A entrega destes serviços já sofreu alteração de datas e ainda estão em andamento.

A Estação de Tratamento de Água Vitória, localizada no Distrito Industrial, deveria ter sido concluído em dezembro do ano passado. Já a entrega da Estação Elevatória de Esgoto, no bairro pedra do bode, também está atrasada. O último prazo fornecido pela companhia para entregar os empreendimentos venceu foi 15 desse mês.

Enquanto das obras não ficam prontas, moradores de bairros como o Henrique Leite, o esgoto escorre a céu aberto pelas ruas e avenidas, ocasionando mau cheiro e a proliferação de insetos. Já no bairro Santa Luzia o problema é com o abastecimento de água. Por isso, moradores precisam acumular água em reservatório e baldes.

Segundo a Compesa, as duas grandes obras orçadas em R$ 121 milhões. O novo prazo para entrega das obras está previsto para julho deste ano.

Sobre a situação das obras, o gerente regional da companhia, Igor Galindo, explicou o motivo do atraso nas obras. “Em relação ao esgotamento sanitário o trecho final que precisa ser feito é de, maios ou menos 2,6 mil metros, depende da aprovação do governo municipal. A Compesa vem fazendo todo esforço, desde novembro do ano passado, inclusive com a intervenção do Ministério Público nas negociações para que a gente possa liberar esse trecho e ter a efetividade de operação do sistema”.

Já sobre a estação de tratamento de água, segundo Igor Galindo, a obra está 100% concluída. “O que estamos agora nessa etapa é na montagem do conjunto motobombas, que são as bombas que vão levar água, tanto da captação para estação de tratamento, como da estação para distribuição na cidade”, afirmou.

Fonte e Agradecimentos: G1
Veja Mais: http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2014/05/bairros-de-petrolina-tem-problemas-de-esgoto-e-abastecimento-de-agua.html

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »