Recursos serão usados para ampliar serviços de esgoto e de abastecimento de água em 14 cidades
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (13) a aprovação do financiamento de R$ 258 milhões para ampliação de saneamento básico em 14 municípios do Paraná.
Segundo o banco, 62 mil pessoas serão beneficiadas. A expectativa é que mais de seis mil empregos indiretos sejam gerados durante a fase de obras. Outros 125 postos de trabalho também devem ser criados após a conclusão dos empreendimentos.
Estima-se que, no total, as intervenções financiadas pelo BNDES resultem em 13.195 novas ligações de esgoto, na implementação de 450 quilômetros de rede interceptora e coletora de esgoto e de 58,4 quilômetros de rede adutora de água.
LEIA TAMBÉM: GUARAPUAVA/PR CONSOLIDA INVESTIMENTOS NA AMPLIAÇÃO DA REDE DE SANEAMENTO BÁSICO
O Financiamento
O financiamento foi concedido no âmbito do programa Avançar Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Em junho, foi aprovado o novo marco legal do saneamento básico no país. A medida visa abrir mais espaço à atuação de agentes privados e atrair investimentos no setor.
A estimativa do governo e de especialistas do setor privado é que serão necessários cerca de R$ 700 bilhões para que essa situação seja corrigida até 2033, reduzindo as deficiências de infraestrutura que deixa 104 milhões de brasileiros sem serviço de esgoto.