saneamento basico

Caesb inaugura ETE Águas Lindas

A ETE Águas Lindas será de grande importância para garantir a qualidade da água da bacia hidrográfica do Rio Verde

A Caesb inaugura a primeira Estação de Tratamento de Esgotos de Águas Lindas. A ETE, que teve as obras iniciadas em 2013, terá capacidade para atender cerca de 135 mil habitantes, na primeira etapa em execução, tratando os esgotos com remoções superiores a 90% da matéria orgânica, com uma vazão de 305 l/s, chegando ao final a 600 l/s. Com o sistema totalmente implantado, serão beneficiados 270 mil habitantes. Os bairros atendidos nesta etapa serão: Jardim Guaíra, Sol Nascente, Jardim das Oliveiras, Portal da Barragem, Chácaras Coimbra, Cidade Jardim, Mansões Centro Oeste, Jardim Pérola, Mansões Village, Mansões Olinda, Mansões Itamaracá, Mansões Pôr do Sol, Jardim da Barragem III e IV, Cidade do Entorno e Centro.

A ETE Águas Lindas será de grande importância para garantir a qualidade da água da bacia hidrográfica do Rio Verde. A Estação será operada por equipes de profissionais especializados da Caesb e Saneago, conjuntamente. O investimento de todo o sistema foi de R$ 36 milhões, recursos obtidos pelo GDF junto ao Governo Federal, Caixa Econômica (FGTS/PAC).

A área selecionada para a implantação da ETE Águas Lindas está situada entre as cabeceiras dos córregos Paulista e Bocaina, afluentes da Bacia do Rio Verde. A área, que possui aproximadamente 25 ha, está localizada a cerca de 3 km da área urbana, às margens da pista pavimentada que liga Águas Lindas a Brazlândia.

A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de Águas Lindas de Goiás faz-se necessária, não só pelo aspecto de melhoria das condições sanitárias na localidade, mas, também, por estar parcialmente inserida na área de proteção ambiental da bacia do Rio Descoberto, que é responsável pelo abastecimento de 65% da população do DF.

Foto ilustrativa: Goiás Agora de abril/2017

Fonte: CAESB

Últimas Notícias: