saneamento basico

Cedae inaugura estação elevatória de esgotos em Mesquita

RIO- A Cedae inaugura nesta quinta-feira, às 10h, na Praça Antônio dos Santos, no bairro Jacutinga, em Mesquita, na Baixada Fluminense, a Estação Elevatória de Esgotos (EEE) de Santo Elias. A obra marca a finalização da última etapa do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) relacionado ao Sistema de Esgotamento Sanitário de Sarapuí. Com a inauguração, os bairros Jacutinga, Santo Elias, Cruzeiro do Sul e parte de Juscelino, em Mesquita, e dos bairros Vila Nova, Presidente Juscelino, K-11 e parte do Centro de Nova Iguaçu, terão acesso ao sistema de coleta e tratamento de seus esgotos, com impacto positivo direto sobre as águas do rio Sarapuí e, consequentemente, da Baía de Guanabara.

O projeto exigiu investimentos do governo do estado da ordem de R$ 6 milhões e incluiu o assentamento de redes coletoras de esgoto locais, beneficiando diretamente cerca de 100 mil habitantes da região. A elevatória é totalmente automatizada, foi construída dentro das técnicas mais avançadas de redução do consumo de energia e terá capacidade de bombear 180 mil litros por segundo de esgotos para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Sarapuí, onde o esgoto passará por processo de tratamento secundário, que retira 98% das impurezas.

A obra é mais um dos compromissos assumidos pelo Estado para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Estarão presentes o presidente da Cedae, Wagner Victer, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho, o secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Junior e o prefeito de Mesquita, Gelsinho Guerreiro

Últimas Notícias:

Só sete Estados devem universalizar esgoto até 2033

Em 2033, apenas sete das 27 Unidades Federativas brasileiras deverão atingir a universalização dos serviços de esgoto. No caso da distribuição de água, a perspectiva melhora, mas nem 60% dos Estados deverão alcançar a meta: 15 deles farão a universalização até lá, segundo projeção da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).

Leia mais »