saneamento basico

Codevasf reabilita canais de irrigação de perímetros do Baixo São Francisco sergipano

Novas ações de reabilitação dos canais de irrigação dos perímetros Propriá e Cotinguiba/Pindoba, no Baixo São Francisco sergipano, estão prestes a serem iniciadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Nos próximos três anos, serão reabilitados 33.460 metros de canais nos dois perímetros, resultado de um investimento de R$ 19,5 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A ordem de serviço autorizando o início das obras será emitida na próxima segunda-feira, 5.

Ao todo, serão reabilitados 9.460 metros de canais de irrigação e construídos 8.000 metros de canais no perímetro Propriá, além de reabilitados 16 mil metros no perímetro Cotinguiba/Pindoba. Também estão previstas a implantação de adutoras, pontilhões, bueiros e construção de um total de 3.700 metros de calhas de drenagem. Entre as obras, está incluída ainda uma estrutura de travessia de canal sobre o riacho Pilões, no perímetro irrigado Cotinguiba/Pindoba.

A Codevasf também realizará a reabilitação de 24 mil metros de canais de irrigação no perímetro irrigado Betume. A obra, atualmente em processo licitatório, também tem prazo previsto de 36 meses após o seu início. Depois de concluída, os perímetros do Baixo São Francisco sergipano terão mais de 57 quilômetros de canais reabilitados ou construídos. A obra é considerada uma das principais entre aquelas previstas pelo Mais Irrigação, programa coordenado pelo Ministério da Integração Nacional que destinou R$ 102 milhões para investimentos nos três perímetros.

O gerente regional de Irrigação, Ricardo Martins, afirma que a obra representa um marco na história dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco. “É a primeira vez que o Governo Federal investe de forma decisiva na reabilitação da infraestrutura de uso comum desses perímetros, que têm vida média de 35 anos. Essa ordem de serviço é um divisor de águas no processo de reabilitação dos perímetros, pois os canais de irrigação são estruturas fundamentais na distribuição de água para a irrigação dos lotes”, declara.

Estão em andamento a reabilitação dos canais de aproximação dos perímetros do Baixo São Francisco, que vai permitir que o sistema de bombeamento de água aos lotes opere no máximo de sua capacidade, e a pavimentação dos corredores de escoamento dos perímetros Cotinguiba/Pindoba e Betume. A pavimentação do perímetro Propriá está em fase de licitação, sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), fruto de um termo de compromisso firmado com a Codevasf.

O programa Mais Irrigação já viabilizou em Sergipe a reabilitação da rede de drenagem dos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, a modernização do sistema de topografia e o georreferenciamento das áreas dos três perímetros irrigados – esse último ainda em execução. Os investimentos devem proporcionar, em breve, a reabilitação de 51 conjuntos de eletrobombas e dos quadros de comando elétrico das estações de bombeamento.

Fonte: Aqui Acontece
Veja Mais: http://aquiacontece.com.br/noticia/2014/04/30/codevasf-reabilita-canais-de-irrigacao-de-perimetros-do-baixo-sao-francisco-sergipano

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »